Análise narrativa da websérie imaginário: perspectivas da folkmídia, do fantástico e do horror na obra de Bruno Esposti
Título alternativo
Narrative analysis of the webseries imaginário: folkmidia perspectives, the fantastic and the horror in the work of Bruno EspostiAutor
Silva, Ana Catarine Mendes da
Marques, Isabela
Hergesel, João Paulo
Dias, Luan Ximenes
Data de publicação
01/01/2023Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
De que modo um produto de ficção seriada pode utilizar elementos do folclore
brasileiro, em combinação com o fantástico e com o horror, para construir sua narrativa?
Partindo deste questionamento, o presente trabalho analisa a websérie Imaginário (2016),
do cineasta Bruno Esposti, que narra, em cada capítulo, uma lenda urbana ou folclórica do
Brasil. Este artigo objetiva, portanto, detectar as intersecções entre folclore nacional, mídias
digitais e o horror no audiovisual. Para realizar este estudo, faz-se uma revisão bibliográfica sobre o formato webséries, folkmídia e narrativa fantástica e de horror. Em seguida,
analisa-se a websérie Imaginário, observando-se os principais elementos narrativos interessantes ao audiovisual, em diálogo com aspectos semânticos da cultura folclórica. Entre os
principais resultados, percebe-se que as webséries podem se configurar como um formato
de ficção seriada audiovisual capaz de resgatar elementos do folclore e da cultura popular (folkcomunicação), ressignificando-os e apresentando-os de modo massivo (folkmídia)
para um público-alvo diversificado. How can a serial fiction product apply elements of Brazilian folklore, in
combination with the fantastic and the horror, to create its own narrative? Based on this
question, the present work analyzes Imaginário webseries (2016), by filmmaker Bruno
Esposti, that narrates, in each episode, an urban or folkloric legend of Brazil. Therefore,
this article aims to place intersections between national folklore, digital media, and the
horror into the audiovisual area. To carry out this study, a bibliographical review is carried
out on the webseries, folkmedia and fantastic and horror narrative format. Then, the
webseries Imaginário is analyzed, observing the main narrative elements interesting to
the audiovisual, in dialogue with semantic aspects of folk culture. Among the results, it is
noticed that webseries can be configured as an audiovisual serial fiction format that is able
to of retake folklore and popular culture elements (folkcommunication), resignifying them
and presenting them in a massive way (folkmedia) for diverse target audiences.
Palavras-chave
Estudos de televisãoFicção seriada televisiva
Websérie
Narrativas midiáticas
Folkmídia
Television studies
Television series fiction
Webseries
Media narratives
Folk media