Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 562-581 de 708
-
Práticas discursivas e ciberespaço: um estudo de caso a respeito do discurso político da Igreja Universal do Reino de Deus
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)Essa dissertação tem a finalidade de compreender as práticas discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus da e sobre a política veiculadas na plataforma de streaming Univervideo. Além dessa primeira questão se ... -
Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige ... -
Práticas emancipatórias na formação das profissionais docentes de educação infantil: desenhando caminhos possíveis
(PUC-Campinas, 2007-02-22)A presente pesquisa discute a formação de profissionais para a educação infantil com base em referencial teórico que concebe a criança como ser ativo no seu processo de crescimento e desenvolvimento, que se traduz na ... -
Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
(PUC-Campinas, 2012-02-24)Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, ... -
Práticas pedagógicas relacionadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família: um estudo em escolas municipais de Campinas (SP) situadas em regiões de maior vulnerabilidade social que atingiram o IDEB projetado para 2013
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Considerando que existem inúmeras discussões acerca do Programa de transferência de Renda Bolsa Família e de suas condicionalidades, principalmente no que se refere à capacidade de a frequência escolar romper com o chamado ... -
Princípios de uma psicoterapia à luz de Santo Tomás de Aquino
(PUC-Campinas, 2017-12-19)Esta dissertação tem como objetivo principal a identificação de princípios de uma possível psicoterapia à luz da psicologia tomasiana. Para atingir esse objetivo, inicialmente, discutimos a importância do tema, ou seja, a ... -
Os princípios do direito penal aplicados no âmbito do universalizável da moral
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O presente trabalho tem por objetivo debruçar-se sobre o Direito e seus princípios penais sob a ótica da Ética e da Moral filosóficas demonstrando uma interpretação axiológica a partir de Immanuel Kant. Sabe-se da ... -
Problem-based learning no ensino fundamental: uma pesquisa colaborativa
(PUC-Campinas, 2020-09-23)O Problem-Based Learning (PBL) tem por objetivo ampliar o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades em trabalho coletivo, cooperativo e colaborativo, iniciado com situações-problema hipotéticas. Apesar de o PBL ter ... -
O problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferença
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)Partindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente dissertação, cujo objetivo reside em ... -
Procedimentos e materiais que visam a melhoria do clima sociomoral e autorregulação: um estudo em uma sala do 2º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Moralidade pode ser compreendida como regras de conduta que caracterizam as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si. Mas para que a pessoa possa definir quais as melhores formas de ser e de agir é preciso ... -
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Este estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. ... -
Produção e disseminação de informação nas organizações: o papel da tecnologia da informação e a geração de conhecimento
(PUC-Campinas, 2006-02-24)Estudo sobre processos e técnicas de produção e disseminação de informação que se encontram subjacentes às práticas de gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Para tanto, apresenta-se um processo genérico ... -
Produção e disseminação de informação tecnológica: a atuação da INOVA - Agência de Inovação da UNICAMP
(PUC-Campinas, 2006-10-10)Estudo sobre o processo de produção e disseminação da informação tecnológica, discutindo seu papel como propulsora da inovação nas organizações empresariais e a sua importância para a competitividade. Gerada em função das ... -
Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
(PUC-Campinas, 2010-02-22)Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de ... -
Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar ... -
Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-03)O trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em ... -
Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
(PUC-Campinas, 2009-12-11)A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior ... -
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial ... -
O profissional de serviço social e a inserção na educação pública: Uma breve análise do Sistema Educacional no Município de Limeira/SP
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A presente pesquisa possui como objetivo central compreender o processo de inserção do profissional de Serviço Social na Educação e as intervenções realizadas no âmbito escolar. Para isso, as análises realizadas são ... -
Programa Bolsa Família: percepções sobre ter estudos a partir da visão de beneficiárias residentes na região sul de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2014-02-04)O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política de transferência de renda, implantada pelo governo federal, em 2003, que visa combater a pobreza. Destina-se a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 140,00. O ...