Browsing Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais by Subject "Políticas Públicas"
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A distribuição das oportunidades educacionais no âmbito municipal referenciados no índice de oportunidades da educação brasileira (IOEB): mapeamento e tendências da região metropolitana de Campinas
(PUC-Campinas, 2017-11-30)Esta dissertação aborda a questão das oportunidades educacionais na região metropolitana de Campinas, localizada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo 19 municípios com grande heterogeneidade em termos socioeconômicos. ... -
O acesso à internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o acesso à internet como um modo de garantir o direito constitucional à educação, seja através de seu reconhecimento como direito fundamental, seja disponibilizando os meios ... -
Amicus curiae: pluralismo democrático no controle judicial de políticas públicas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)Vivemos em uma realidade dinâmica e hipercomplexa, onde inúmeros valores e ideais se apresentam dispersos pela sociedade, demandando compreensão e sistematização, não podendo o sistema jurídico a eles ficar alheio. ... -
A construção identitária e a função social das instituições comunitárias de educação superior (ICES) no Brasil, 2013-2022
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-20)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, investigou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Brasil. As ICES são baseadas em uma estruturação jurídica e administrativa de governança corporativa e ... -
Desafios da avaliação da aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em tempo de ensino remoto: narrativas de professores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)Entre os desafios enfrentados pelos gestores escolares e professores no cotidiano da educação básica, ressalta-se a avaliação da aprendizagem, sobretudo, em função das políticas públicas em educação vigentes, com ... -
Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha
(PUC-Campinas, 2016-12-12)A presente dissertação “Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha” tem por objetivo estudar a relação entre a educação, a esfera ... -
Egressos do ProUni de uma universidade do interior do Estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2018-02-15)Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São ... -
Famílias acolhedoras: análise do processo de reintegração familiar no município de Campinas/SP
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)Reintegração familiar é o processo que permite às crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, o retorno à família de origem ou extensa após o acolhimento institucional ou familiar. A pesquisa se propôs a ... -
A feminização do tribunal de justiça do estado de São Paulo no período de 1988 a 2023: uma análise da existência de barreiras simbólias ou materiais à transversalização de gênero na magistratura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)A igualdade entre homens e mulheres é um direito previsto na Constituição Federal do Brasil, promulgada em 1988 (art. 5º, inc. I). No entanto, apesar dessa importante conquista, a igualdade pretendida ainda é percebida ... -
O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na ... -
Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: uma construção de política educacional
(PUC-Campinas, 2019-12-09)A implantação da lei nº 10.639/03, na qual exige a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, o Ministério da Educação reconheceu esses temas como lacunas no ensino, sendo necessário a ... -
A necropolítica do estado brasileiro voltada à juventude negra: um estudo sobre o racismo e a letalidade policial
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-05)O tema surge da inquietação em torno das desigualdades raciais e do aprofundamento de estudos sobre o acesso (ou melhor, a falta de acesso) da população negra aos direitos humanos, tais como o direito à vida, à liberdade ... -
O juiz e a concretização dos direitos fundamentais à luz da metódica estruturante
(PUC-Campinas, 2021-02-18)O presente trabalho busca, por meio da apresentação da Metódica Estruturante do Direito, de Friedrich Müller, identificar o papel do juiz na concretização dos Direitos Fundamentais. Nesse contexto, valendo-se do método ... -
O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2019-06-26)O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per ... -
Operação urbana consorciada e cidades inteligentes: Estudo de caso do Hub Internacional para o desenvolvimento sustentável
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-30)Esta pesquisa analisa os limites e as possibilidades da implementação da operação urbana consorciada pelo Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) na cidade de Campinas, um projeto de implementação ... -
Pedagogia Waldorf como uma Proposta de educação pública no contexto político brasileiro
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-09)Muito é dito sobre educação humanística no meio acadêmico. No entanto, a Pedagogia Waldorf, atualmente uma das pedagogias que mais cresce no Brasil em questão da porcentagem de número de unidades, diversas vezes não ... -
Política e ensino médio: perspectivas de estudantes do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Este trabalho teve como objetivo geral compreender quais são as perspectivas de política de estudantes de Ensino Médio do município de Campinas. O objeto de investigação elegeu a política como vetor a ser analisado. Para ... -
Políticas intersetoriais e a construção da qualidade da educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2020-12-18)O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre as políticas intersetoriais e a construção da qualidade da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Campinas (SP). As políticas intersetoriais propõem uma ... -
Políticas públicas educacionais e agenda 2030 no município de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)A presente dissertação analisa a inobservância da Agenda 2030 na educação ambiental formal no Município de Campinas, tangenciando, brevemente, a educação não-formal e constata a ausência de políticas públicas para a ... -
Políticas públicas, inclusão e educação bilíngue de surdos em Campinas (SP): 2007 – 2017
(PUC-Campinas, 2019-02-23)A partir da implementação de políticas educacionais visando à educação para todos e às propostas de Educação Inclusiva, abrindo as portas das escolas comuns para a admissão de alunos com deficiência, este trabalho buscou ...