Browsing Escola de Ciências da Vida by Author "Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"
Now showing items 41-60 of 144
-
Caracterização vocal no teatro musical: análise perceptivo-auditiva de protagonistas do Musical Wicked
Silva, João Pedro Tito da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-27)Introdução: O teatro musical é um gênero de teatro, originário dos Estados Unidos da América e teve seu início na última década do século XIX. É um formato de teatro em que são englobadas três áreas importantes, ... -
Cartilha informativa sobre cuidados paliativos para fonoaudiólogos
Santos, Jheniffer Mayara dos; Silva, Thaís Fernanda Damaceno da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-25)Introdução: O cuidado paliativo promove melhor qualidade de vida, através do alívio da dor e do sofrimento aos pacientes que enfrentam uma doença grave ou incurável. O Fonoaudiólogo é um profissional qualificado e importante ... -
Cartilha motivadora para educação vocal infantil: proposta com base em revisão de literatura
Silva, Andressa Izabel Nunes Larangeira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-21)Os hábitos vocais deletérios podem levar a quadros de disfonia, a qual pode ser definida como dificuldade na produção da voz, o que pode impactar de forma negativa na vida social e emocional da criança. O fonoaudiólogo ... -
Cascatas desenvolvimentais em pré-escolares: estudo longitudinal durante a pós-pandemia
Araujo, Murilo Fernandes de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Os efeitos cumulativos das transações entre sistemas de desenvolvimento podem ter funções adaptativas ou mal-adaptativas dependendo dos resultados do balanço entre fatores de risco e de proteção nos contextos das crianças. ... -
Células tronco e sua aplicação na odontologia: uma revisão de literatura
Oliveira, Janaina Sampaio; Orru, Bruna Miranda; Oliveira, Isabela Teixeira de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-18)As células-tronco se destacam das demais por apresentarem características como auto replicação e por serem capazes de se diferenciarem gerando diversos tecidos. Sua utilização para o tratamento de diversas patologias vem ... -
Chuteiras novas para pés descalços: imaginário coletivo de jovens futebolistas
Kopanakis, Annie Rangel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)O presente estudo tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de jovens meninos, em processo de formação futebolística, sobre a vida do jogador de futebol. Justifica-se como produção de conhecimento relevante para ... -
Como estimular a linguagem da criança com tea: cartilha para pais e cuidadores
Toledo, Giovana (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-25)O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits em três grandes eixos: comunicação e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. A linguagem é ... -
Como estimular a linguagem em idosos com demência: cartilha para cuidadores
Carlin, Maria Eduarda Roteli (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-04)O envelhecimento populacional é uma tendência global inegável, e no Brasil, a parcela de idosos na população é particularmente significativa. À medida que as pessoas envelhecem, uma série de mudanças ocorre, incluindo a ... -
Comunicação suplementar e alternativa em fonoaudiologia: revisão integrativa de literatura
Santos, Ana Flávia Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)Sendo a comunicação a base da interação social, é de grande importância que os sujeitos que apresentam alguma incapacidade de se comunicar verbalmente encontrem um meio alternativo para estabelecer conexões com outros ... -
Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
Porto, Annelise Klettenberg (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no adolescente. Por outro lado, a adolescência ... -
Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório
Silva, Carlos Henrique Ferreira da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar ... -
Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
Francisco-Ritoni, Caroline de Fátima (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
Zambrano, Pedro Dante Mendonça (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Construção e investigação de evidências de validade de uma escala de autoeficácia para atletas brasileiros
Campos, Carolina de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-07)A autoeficácia é considerada um mediador de comportamentos e influenciador dos esquemas cognitivos. Está também diretamente relacionada com a motivação das ações humanas e com a persistência e esforço para as realizações ... -
Desenvolvimento da linguagem e audição em prematuros na primeira infância
Segatti, Luma (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-04)A prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento infantil em diversas áreas, bem como a linguagem e audição, visto que parte da formação intrauterina é interrompida. Visto isso, é importante considerar que ... -
Desordens de tireoide e suas consequências na voz de mulheres: revisão de escopo
Fernandes, Thainá Abreu (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-24)Introdução: Sendo um fenômeno multidimensional, a voz inclui em sua constituição fatores biológicos, físicos, socioculturais, emocionais e linguísticos. Considerando os aspectos biológicos da voz sendo eles: fisiologia, ... -
Diagnóstico ultrassonográfico do linfoma alimentar felino
Souza, Victória Rodrigues de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)O linfoma alimentar é a forma anatômica mais comum dentre os linfomas nos felinos, caracterizado pela infiltração de células linfoides nos tecidos gastrointestinais, capaz de migrar e acometer linfonodos e órgãos ... -
Disfagia na doença de Alzheimer: revisão de literatura em aspectos avaliativos, instrumentais e terapêuticos
Paula, Giovanna Valério de; Saura, Laura Cantori (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-24)Introdução: Um dos comprometimentos mais relevantes decorrentes de demências e encefalopatias é a disfagia. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, um distúrbio neurodegenerativo progressivo e irreversível. ... -
Disfagias no adulto: revisão integrativa de literatura em procedimentos e protocolos para avaliação
Kulicz, Anamaria Guidi; Nalin, Anna Beatriz da Cruz Leite (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-25)Introdução: A deglutição é uma das funções mais complexas que o corpo humano realiza, que envolve estruturas da cavidade oral, faringe, laringe e esôfago, que são controladas por componentes voluntários, tornando o ato ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
Rocha, Karina Nalevaiko (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ...