Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 269-288 de 703
-
Escala diagnostica adaptativa operacionalizada redefinida: precisão e validade com pessoas idosas
(PUC-Campinas, 2002-12-18)Considerando as evidências de precisão e validade da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida (EDAO-R) quando aplicada a adultos e a necessidade de se ampliar o leque de instrumentos e procedimentos ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
(PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
Escala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumento
(PUC-Campinas, 2018-02-15)A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de ... -
Escleroterapia ecoguiada com espuma para tratamento da insuficiência venosa com úlcera
(PUC-Campinas, 2017-02-22)A insuficiência venosa crônica (IVC) é a principal causa de úlceras nos membros inferiores (UV). Varizes primárias são a causa mais frequente de IVC. Os diversos tratamentos propostos para varizes com IVC apresentam ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ... -
Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Estado nutricional de crianças e de adolescentes acompanhados pelo programa saúde na escola, Itatiba, 2014.
(PUC-Campinas, 2016-12-05)Introdução: Para qualquer intervenção a um grupo populacional necessita-se compreender suas características e necessidades. O acompanhamento do estado nutricional na infância e na adolescência pode ser feito pelo Índice ... -
Estado nutricional e prevalência de deficiências nutricionais de pacientes submetidos ao bypass gástrico em Y-de-Roux, com 10 anos de seguimento
(PUC-Campinas, 2016-12-01)A obesidade mórbida considerada uma doença crônica e multifatorial, que ocasiona desordens metabólicas e aumenta o risco de morbidade, vem crescendo, com dados alarmantes no Brasil e no Mundo. O Brasil é o segundo País que ... -
Estágio extracurricular e projetos de vida: concepções de estudantes universitárias
(PUC-Campinas, 2019-02-22)O termo adultez emergente tem sido utilizado para se referir à fase posterior à adolescência, na qual os indivíduos se preparam gradualmente para adentrar à vida adulta. É durante a adultez emergente que os sujeitos ... -
Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
(PUC-Campinas, 2007-12-14)Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da ... -
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2017-06-02)As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ... -
Estilos de criar em líderes organizacionais
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ... -
Estilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas
(PUC-Campinas, 2009-04-01)Estilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e ... -
Estimulação do potencial criativo no contexto educacional não formal, direcionado ao mercado de trabalho
(PUC-Campinas, 2018-12-04)Esse estudo apresenta um programa de intervenção e desenvolvimento da criatividade, realizado junto a adolescentes, menores aprendizes que frequentam um projeto social oferecido no mesmo local de seu trabalho (uma ... -
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se ... -
Estratégias da biblioterapia de desenvolvimento aplicadas na orientação de problemas de disciplina
(PUC-Campinas, 2006-04-12)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, estruturado para orientar alunos com problemas disciplinares. Seguindo o modelo proposto pela Biblioterapia do Desenvolvimento ... -
Estratégias multidisciplinares para o enfrentamento da Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-24)Diante do impacto da COVID-19, este trabalho apresenta duas diferentes estratégias de enfrentamento à pandemia. A primeira, um ensaio clínico randomizado de grupos paralelos, com o objetivo de avaliar o efeito de um protocolo ... -
Estresse e coping em profissionais de abrigos institucionais
(PUC-Campinas, 2018-02-28)Esta pesquisa objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra ...