Navegação Produção acadêmica e científica por título
Itens para a visualização no momento 1444-1463 de 2275
-
O concern para Winnicott em diálogo com Melanie Klein
(PUC-Campinas, 2015-02-25)Este trabalho, uma pesquisa de natureza teórica, visa esclarecer as considerações de Winnicott sobre a fase do concern. Tal conceito foi desenvolvido pelo o autor com o intuito de ressaltar aspectos positivos no fenômeno ... -
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
(PUC-Campinas, 2014-02-14)Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, ... -
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
(PUC-Campinas, 2009-02-16)Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, ... -
O amante competente e outros campos o imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas
(PUC-Campinas, 2007-04-18)A presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas, bem como elucidar os campos psicológicos não conscientes, ou seja, a lógica emocional de acordo ... -
O brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-16)O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil, enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância ... -
O centro de Campinas à espera: discursos, impasses e desafios
(PUC-Campinas, 2020-02-19)Este trabalho se propõe a compreender e analisar os planos, programas e projetos propostos pelas gestões municipais para o Centro de Campinas-SP especificamente no período compreendido entre os anos de 1993 a 2018, que ... -
O ciberespaço na percepção e construção do espaço geográfico: desafios na produção de conhecimentos
(PUC-Campinas, 2021-02-19)O presente estudo se propõe a analisar e refletir sobre como o ciberespaço, materializado no meio técnico-científico-informacional, interfere na percepção e na construção do espaço geográfico, considerando a expansão das ... -
O conceito de ideologia em Martín-Baró: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa discute o conceito de ideologia na obra de Ignácio Martín-Baró, precursor da psicologia da libertação. Um dos conceitos mais controversos no âmbito das ciências sociais, ideologia tem lugar fundamental na ... -
O Conjunto Nacional: entre arquitetura e urbanismo modernos
(PUC-Campinas, 2016-02-04)O edifício Conjunto Nacional, projetado por David Libeskind (1928-2014), é uma obra de arquitetura moderna realizada na cidade de São Paulo com uma importante área construída e constitui uma edificação de uso misto, que ... -
O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana
(PUC-Campinas, 2021-02-23)A arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão ... -
O controle de vocabulário como dispositivo para a organização e tratamento e recuperação da informação arquivística
(PUC-Campinas, 2008-02-14)Objetiva compreender as especificidades teórico-conceituais e metodológicas que compõem a elaboração de controle de vocabulário (processo documentário) e o vocabulário controlado (produto documentário) sob a ótica da ... -
O coordenador pedagógico como mediador de práxis docente em escolas de educação e de tempo integral
(PUC-Campinas, 2013-02-15)Este estudo objetiva apresentar a pesquisa sobre o trabalho do coordenador pedagógico como mediador da práxis docente em escolas municipais de educação e de tempo integral em uma cidade do interior do estado de São Paulo. ... -
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
(PUC-Campinas, 2006-06-27)O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema ... -
O crédito solidário como política pública para habitação popular: mudanças no cenário?
(PUC-Campinas, 2006-11-23)Esta dissertação trata do recente Programa do governo federal para Habitação Popular, o Crédito Solidário. Esse Programa foi criado após demanda apresentada pelas entidades nacionais de movimentos populares e se diferencia ... -
O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
(PUC-Campinas, 2010-02-24)Esta pesquisa aborda o processo de construção da identidade do pedagogo, cujo problema de investigação situa-se em conhecer qual a representação social que os futuros pedagogos têm da profissão e como sua identidade ... -
O custo da gestão dos resíduos oriundos de embalagens em geral: de quem é essa conta?
(PUC-Campinas, 2018-12-18)A geração de resíduos é cada vez maior no mundo, e não há perspectivas de redução, uma vez que a cultura do consumo é cada vez mais acentuada. A geração de resíduos tem grande impacto no mundo e sua gestão é complexa, e, ... -
O debate sobre o urbanismo em Campinas: do relatório de Anhaia Mello ao Plano de Melhoramentos Urbanos (1920-1940)
(PUC-Campinas, 2018-02-21)Esta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar o debate sobre o urbanismo em Campinas, quando, a partir do final da década de 1920, foi colocada questão sobre a necessidade de remodelação da cidade. O marco do início ... -
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
(PUC-Campinas, 2017-12-20)A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido ... -
O desenvolvimento da atenção mediada na educação infantil e sua relação com as práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2016-02-29)O desenvolvimento da atenção mediada na Educação Infantil e sua relação com as práticas pedagógicas é o tema deste trabalho, fundamentado na abordagem Histórico-cultural.Tem como sujeitos, crianças de cinco a seis anos ... -
O desenvolvimento da capacidade de ter fé: um estudo do ponto de vista da psicanálise de D. W. Winnicott
(PUC-Campinas, 2009-02-04)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da capacidade de ter fé, fundamentando-a na doutrina de D. W. Winnicott. A teoria psicanalítica proposta por este autor considera que o amadurecimento é um processo ...