Browsing by Title
Now showing items 1554-1573 of 2386
-
O fenômeno de ecovilas no Brasil contemporâneo
(PUC-Campinas, 2018-06-26)O trabalho investigou a abrangência científica e geográfica do fenômeno socioespacial das ecovilas no Brasil. Buscou-se compreender a emergência do conceito de ecovila desde suas origens históricas como movimento antissistema, ... -
O fiel empreendedor, testemunha e ferramenta de marketing - uma análise do discurso acerca dos congressos empresariais da IURD
(PUC-Campinas, 2018-02-21)A Reforma Protestante do século XVI originou as igrejas Luterana, Calvinista e Anglicana, inicialmente, que se desdobraram em outras denominações ao longo da história – devido a diversidades nas interpretações teológicas, ... -
O fluxo e as dimensões socioespacial e socioinstitucional do conhecimento em ciência, tecnologia & inovação: um estudo patentométrico da produção tecnológica da Unicamp
(PUC-Campinas, 2008-02-11)A produção do conhecimento vem sendo realizada em diferentes contextos mais flexíveis e dinâmicos. Devido ao aumento do fluxo de informação proporcionado pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação e uma ... -
O Higienismo e a construção dos matadouros e mercados públicos
(PUC-Campinas, 2011-02-15)A presente pesquisa tem como objetivo o estudo das teorias e as concepções higienistas presentes junto ao corpo de médicos e engenheiros, a partir do início do século XIX até meados do século XX, verificando a repercussão ... -
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
(PUC-Campinas, 2008-02-20)O presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias ... -
O imaginário de adolescentes sobre o esporte: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2016-02-23)A presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de adolescentes sobre o esporte. Justifica-se como etapa de um projeto maior de proposição de enquadre diferenciado, a ser utilizado em contextos ... -
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2011-02-16)Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o ... -
O jardim como espaço terapêutico: seus benefícios e suas qual idades espaciais paisagísticas
(PUC-Campinas, 2021-02-24)Essa pesquisa estuda o jardim como espaço terapêutico, abordando conceitos sobre ambientes restauradores nos chamados jardins terapêuticos. Desde o século XVIII, esses espaços vêm sendo implantados em monastérios, hospitais ... -
O jogo-relacional de um grupo de pacientes psicóticos em atividade física: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2009-11-18)Esta pesquisa apresentou um jogo-relacional de um grupo de pacientes psicóticos em crise, que se reuniam para praticar atividades físicas fora do ambiente institucional. O objetivo desta pesquisa foi estudar a prática de ... -
O jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-18)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objeto de estudo o jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil. Na revisão bibliográfica inicial, ... -
O juiz e a concretização dos direitos fundamentais à luz da metódica estruturante
(PUC-Campinas, 2021-02-18)O presente trabalho busca, por meio da apresentação da Metódica Estruturante do Direito, de Friedrich Müller, identificar o papel do juiz na concretização dos Direitos Fundamentais. Nesse contexto, valendo-se do método ... -
O leitor-exercitante: uma aproximação entre Paul Ricoeur e os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola
(PUC-Campinas, 2018-12-17)A presente pesquisa propõe demonstrar que existe uma relação dialógica entre a filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur, em sua noção de texto e a categoria de mundo do texto, com a mistagogia dos Exercícios Espirituais de ... -
O lugar da escola pública na construção da identidade de alunos e ex-alunos da Vila São Nazi
(PUC-Campinas, 2009-02-10)Embora a literatura especializada aponte freqüentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há um consenso sobre seus efeitos na construção da identidade de seus alunos. O objetivo ... -
O lugar do borderline em Winnicott
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O paciente borderline é considerado exemplar da clínica contemporânea. Entretanto, a falta de consenso em torno desta patologia e do tratamento desses indivíduos são prejudiciais ao desenvolvimento científico. Esta pesquisa, ... -
O lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa teve por objetivo investigar o lugar que a criança ocupa enquanto sujeito na visão dos agentes de educação infantil em um contexto concreto de atividade de agentes de educação infantil do município de Campinas. ... -
O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação
(PUC-Campinas, 2010-02-10)Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. ... -
O modelo religioso e a experiência religiosa da comunidade mateana: uma análise à luz de Max Scheler.
(PUC-Campinas, 2016-09-12)O presente trabalho tem o propósito de analisar as forças de influência que o modelo religioso exerce em uma comunidade religiosa. Isso se fundamenta a partir da correlação estabelecida entre a conceituação de modelo ... -
O Movimento hip-hop como gerador de urbanidade: um estudo de caso sobre gestão urbana em Campinas
(PUC-Campinas, 2006-06-27)O objetivo principal deste trabalho é analisar a relação entre movimento hip hop e gestão urbana na cidade de Campinas a partir dos anos de 1990. Tendo o movimento hip hop, tanto de um ponto de vista cultural, quanto ... -
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
(PUC-Campinas, 2015-12-17)Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ... -
O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve ...