Navegação por autor "Guzzo, Raquel Souza Lobo"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 61
-
A Autolesão não suicida em idade escolar: uma agressão que conforta?
Lorenzetti, Laura (PUC Campinas, 2021-12-07)A autolesão é um fenômeno que vem se fazendo cada vez mais presente no cotidiano escolar dos estudantes. Além de ser um fator de risco para o desenvolvimento, esse tipo de prática carrega um estigma patologizante e, a ... -
A Criança sob o olhar de conselheiros de direitos
Carvalho, Carolina Freire de Carvalho de (PUC-Campinas, 2003-02-17)O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do ... -
AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
Wuo, Moacir (PUC-Campinas, 2003-04-09)Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino ... -
Assistente técnico judiciário na defensoria pública: suporte da teoria de Winnicott
Gonçalves, Marcos Antonio Barbieri (PUC-Campinas, 2015-12-01)A presente dissertação versa sobre as possibilidades de atuação do psicólogo como assistente técnico judiciário na Defensoria Pública em ações de destituição do poder familiar. Os temas abordados abrangem a desigualdade ... -
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
Kawamura, Eduardo Alessandro (PUC-Campinas, 2020-02-18)Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
Tomio, Noeli Assunta Oro (PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
Ribeiro, Flávia de Mendonça (PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ... -
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
Euzébios Filho, Antonio (PUC-Campinas, 2007-12-11)Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ... -
Crianças pré-escolares e prisão paterna: percepção de familiares
Beckman, Marcia Valeria Reis (PUC-Campinas, 2007-02-06)Considerando a diversidade e a adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança, sobretudo de famílias excluídas sócio-economicamente, esta pesquisa procurou compreender o desenvolvimento de crianças em idade ... -
(Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil
Martins, Letícia Gonzales (PUC Campinas, 2022-02-26)Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se ... -
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
Costa, Adinete Sousa da (PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa ... -
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
Meireles, Jacqueline (PUC-Campinas, 2015-12-09)Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ... -
Educação infantil e violência doméstica: desafios para a atuação da psicologia
Camargo, Letícia Moreira Bueno de (PUC Campinas, 2021-12-09)O presente trabalho parte da necessidade de compreender a Violência Psicossocial na perspectiva de Ignácio Martín-Baró, configurada nas relações familiares. Além disso, partimos das contribuições de Vigotski para entender ... -
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia
Dias, Camila Santos (PUC-Campinas, 2008-02-13)O presente trabalho tem como cenário de pesquisa um campo crescente da área da educação, especialmente nas duas últimas décadas, o campo da educação não-formal, que tem ocupado grandes espaços na realidade brasileira. ... -
Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes
Faria, Luiz Roberto Paiva de (PUC-Campinas, 2003-02-26)Este trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego, Trabalho e Profissão que estudantes do ensino médio tinham das categorias citadas. Utilizando-se um programa de orientação vocacional em abordagem ... -
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
Silva, Soraya Sousa Gomes Teles da (PUC-Campinas, 2017-12-12)Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ... -
Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
Feldmann, Mariana (PUC-Campinas, 2017-12-12)Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
Pereira, Mariana Lemos Maia (PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Estudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
Biason, Michelle Poli (PUC-Campinas, 2011-02-09)Este projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais ... -
Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais
Marques, Carolina de Aragão Escher (PUC-Campinas, 2004-04-29)Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à ...