Black box: ambiente virtual para produção musical
Autor
Facas, Bruno Cerqueira Leite
Carbonari, Felipe Jacomasso
Salamene, Lucas Bell
Orientador
Vasconcelos, André Luiz OlzonData de publicação
02/12/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Como a maior parte das plataformas musicais focam em públicos já experientes, pode se ver que a música teve que ser estudada desde o período pós guerra para assim chegar aos ouvidos como a escutamos hoje. Seja qual for o seu estilo musical, as pessoas têm um prazer na hora de escutar uma melodia. Entende-se que muitas pessoas estudaram muito para chegar no ponto onde estamos, cada nota, arpejo, diatônica ou escala foi estudada para que hoje um público possa aproveitar, mas felizmente ainda há muito a ser estudado, dando assim oportunidade a outras pessoas fazerem história através da música. O ponto negativo é que por meio de pesquisas, pode se perceber que as plataformas atuais não são amigáveis para um público iniciante, o que só aumenta a curva de aprendizagem ou faz com que pessoas desistam de aprender algo novo. A partir deste ponto buscamos o desenvolvimento da Black Box. Pesquisas de campo apresentaram as dores dos usuários que buscam aprender mais sobre o ambiente da música e a partir desses resultados, estudos de casos refinaram o conteúdo para desenvolvimento da plataforma. Após as pesquisas, diferentes etapas foram tomadas referentes à criação da identidade da marca, baseando-se em interfaces já existentes e em novos conceitos. A prototipação surgiu a partir da união das etapas finais da criação de identidade e wireframes, apresentando assim uma ideia final do produto Black Box. As most music platforms focus on already experienced audiences, it can be seen that music had to be studied since the post-war period in order to reach the ears as we hear it today. Whatever your musical style is, people take pleasure in listening to a melody. It is understood that many people studied hard to get to the point where we are, each note, arpeggio, diatonic or scale was studied so that today an audience can use it, but luckily there is still a lot to be studied, thus giving other people the opportunity to make history through music. The negative point is that through research, you can see that the current platforms are not friendly to a novice audience, which only increases a learning curve or makes people give up on learning something new. From this point on we seek the development of the Black Box. Field research dispels the pain of users who seek to learn more about the music environment and from these results, case studies refined the content for the development of the platform. After research, different steps were refined to create the brand identity, based on existing interfaces and new concepts. Prototyping emerged from the union of the final stages of creating identity and wireframes, thus configuring a final idea for the Black Box product.
Palavras-chave
Produção musicalAmbiente virtual
Música eletrônica
Sound design
Design digital
Design de interface
Music production
Virtual environment
Electronic music
Digital design
Interface design
Linguagem
PortuguêsEste item aparece nas seguintes coleções:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
Amaral, João Pedro Saito do; Menezes, João Vitor Ruy Gomes de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-30)Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo ... -
Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas
Sugahara, Eddie; Gasparino, Lucas Valverde; Carvalho, Renan Santa Terra de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar ... -
Étu: O design como ferramenta para o acesso à informação sobre pós-graduação stricto sensu no Brasil
Schell, Cecília Wolochn; Caliani, Isabelle Vilarim; Kitaka, Luiza Maria Donaio (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)O presente projeto procura estudar como o design pode auxiliar o usuário na sua jorna - da de busca e escolha de um curso de pós-graduação stricto sensu no Brasil utilizando em es - pecífico conceitos de Design da Informação, ...