In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
Abrir arquivo
Título alternativo
in.clusion: teaching and learning about accessibility for design studentsAutor
Amaral, João Pedro Saito do
Menezes, João Vitor Ruy Gomes de
Orientador
Ardinghi, Maria BeatrizData de publicação
30/11/2021Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos. This project presents a proposal for a gamified digital tool whose objective is to raise awareness and teach designers about Inclusive Design. Bibliographic and field research indicates that the theme of Inclusive Design suffers from the lack of atten tion given to the subject by University education, in addition to the students’ lack of interest. Currently, the theme “Inclusion” has become increasingly in evidence, generating an even greater need to expose the different difficulties faced by PWDs (People with Disabilities) from physical access to buildings, objects and transport, to the prejudice faced. Based on the research carried out, it is proposed as a projectual action, using the Design Thinking method, a digital platform for designers and design students, entitled “in.clusion”. Composed of two parts, the platform teaches and helps users about the theory and practice of inclusive design. The first part brings theoretical content for user learning, through information on current standards and guidelines and accessibility in general. The second part presents digital games with unique characteristics for users to apply the learned concepts.
Palavras-chave
Design inclusivoConcientização
Ensino e aprendizado
Design Digital
Inclusive Design
Awareness
Teaching-learning
Digital Design
Linguagem
PortuguêsFinanciador
Não recebi financiamentoEste item aparece nas seguintes coleções:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Black box: ambiente virtual para produção musical
Facas, Bruno Cerqueira Leite; Carbonari, Felipe Jacomasso; Salamene, Lucas Bell (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-02)Como a maior parte das plataformas musicais focam em públicos já experientes, pode se ver que a música teve que ser estudada desde o período pós guerra para assim chegar aos ouvidos como a escutamos hoje. Seja qual for o ... -
Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas
Sugahara, Eddie; Gasparino, Lucas Valverde; Carvalho, Renan Santa Terra de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar ... -
Étu: O design como ferramenta para o acesso à informação sobre pós-graduação stricto sensu no Brasil
Schell, Cecília Wolochn; Caliani, Isabelle Vilarim; Kitaka, Luiza Maria Donaio (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)O presente projeto procura estudar como o design pode auxiliar o usuário na sua jorna - da de busca e escolha de um curso de pós-graduação stricto sensu no Brasil utilizando em es - pecífico conceitos de Design da Informação, ...