Show simple item record

dc.contributor.advisorReal, Victor Kraide Corte
dc.contributor.authorLuz, Gustavo Stephan Rocchetti
dc.contributor.authorVal, Larissa do
dc.date.accessioned2021-02-25T19:12:59Z
dc.date.available2021-02-25T19:12:59Z
dc.date.issued2020-11-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14604
dc.description.abstractO trabalho visa discutir o impacto das produções audiovisuais por meio da percepção da sociedade sobre si própria, explorando as relações entre o audiovisual e o design com intuito de desenvolver um projeto que traga um impacto positivo para a área e a sociedade, visando combater estereótipos e mitos sociais pejorativos que podem ser propagados por essas mesmas produções, afetando negativamente grupos marginalizados e consequentemente favorecendo um status quo desigual. Assim, a pesquisa contextualiza a temática sob o viés histórico-social e explora suas diferentes manifestações, discutindo como o design, o audiovisual e a educação podem se unir para contribuir com o tema. Acompanha-se então a gênese conceitual e projetual do coletivo “FOCCOS”, relatando todas as etapas do processo de design, seguindo principalmente a metodologia do Design Thinking e levando as suas distintas expressões na forma de diferentes ações projetuais que visam promover uma mudança social e maior conscientização na área. Por fim, relata-se a prototipação e validação da Plataforma Digital FOCCOS, que demonstrou um potencial alto de implementação e de relevância para o interesse do público desejado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the impact of audiovisual productions through society perception on itself, exploring the relations between audiovisual and design in order to develop a project that brings a positive impact to the area and society, aiming to combat stereotypes and pejorative social myths that can be propagated through these productions, negatively affecting marginalized groups and consequently favoring an unequal status quo. Thereby, the research contextualizes the thematic under the historical-social bias and explores it’s many manifestations, discussing how design, audiovisual and education can unite to contribute to the theme. The study follows the conceptual and projectual genesis of the “FOCCOS” collective, reporting all phases of the design process, following mainly the Design Thinking methodology leading to it’s many distinct expressions in the shape of different projectual actions that aim to promote a social change and more awareness to the area. Finally, it is reported the prototyping and validation of the FOCCOS Digital Platform, which demonstrated high potential for implementation and relevancy for the interest of the desired public.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesign Socialpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectColetivopt_BR
dc.subjectSocial Designpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectCollectivept_BR
dc.titleFoccos - o impacto cultural dos produtos midiáticos: alterando percepções sociais através do audiovisualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramDesign Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record