• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade

Abrir arquivo
cchsa_ppgci_me_Rogerio_SZ.pdf (944.3Kb)
Autor
Zenaro, Rogerio dos Santos
Orientador
Falsarella, Orandi Mina
Data de publicação
26/06/2007
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Ao Analisarmos o papel da informação no contexto hoteleiro, este trabalho intitulado: Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade mostra como a coleta de dados, sua transformação em informação e posterior criação do conhecimento servem como insumo dos fluxos de informação. As análises dos fluxos de informação podem apresentar elementos para relacionar os conceitos sobre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, levantados na revisão bibliográfica, com os processos desenvolvidos nos meios de hospedagem. A pesquisa em estudo procura levantar as dificuldades encontradas pelas equipes com a manipulação da informação e sua aplicação no cotidiano. As novas abordagens sobre a temática da hospitalidade, a evolução dos meios de hospedagem e a necessidade de classificação são úteis para embasar esse trabalho e aumentar o horizonte de discussão. Dessa forma, este estudo possibilita refletir a partir dos conceitos sobre a nova temática da hospitalidade, relacionando-as com fluxos de informação e os processos dentro do meio de hospedagem auxiliam como fator de melhoria da hospitalidade
 
Analyzing the information role in the context of hotel business, this research named: "Information Management and Knowledge Management as a factor of improvement in Hospitality", shows how data research, its transformation in information and further creation of knowledge serve as elements in the information flow. The information flow analysis can present elements to relate concepts of Information Management and Knowledge Management observed in bibliographic research with the developed procedures of hospitality. The research brings the difficulty found by the employees with handling information and its day-by-day applications. The new concepts about the hospitality issues and its evolutions and the need of classification, are here to improve this research increasing the horizon of discussion. Finally, this study allows reflections over the concepts about the new issues of hospitality, relating them to the information flow and the processes of hospitality that serve as a factor of improvement in hospitality
 
Palavras-chave
Hotelaria
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Fluxos de informação
Hospitalidade
Turismo
Hospitality
Information management
Knowledge management
Information flow
Tourism
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião