Ação e informação em centros culturais : um estudo sobre o Instituto Tomie Ohtake
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Fuser, BrunoData de publicação
27/02/2004Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta pesquisa foi discutir os aspectos que envolvem a disseminação da informação realizada por centros culturais. Para tanto, se buscou compreender como ocorre a disseminação da informação por meio dos centros culturais, em especial aqueles pertencentes a instituições privadas. Tal pesquisa buscou avaliar as políticas culturais desse modelo de instituições, priorizando o contexto estabelecido, em decorrência do modelo assumido pelo governo federal a partir de finais dos anos 1980, com o surgimento das leis de incentivo à cultura. As discussões encerradas nesta dissertação visaram demonstrar a compreensão do modelo informacional e funcional desses equipamentos, sendo que para tanto, procurou-se avaliar as políticas e práticas culturais, bem como o papel desempenhado pelos mesmos. Para tanto, como objeto de estudo representativo de um universo maior e mais abrangente, a instituição estabelecida para esta pesquisa foi o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Assim, buscou-se estabelecer seu histórico e perfil de atuação, além de sua estrutura; discorreu-se descritivamente sobre os aspectos que dizem respeito às características gerais das informações propagadas pela instituição, sua política e ações culturais, como também, buscou-se articular as relações entre as políticas culturais estabelecidas pelos gestores da instituição dentro do contexto político e sociocultural atual. Alguns dos resultados alcançados apontaram para a insuficiência do poder público em atender à demanda cultural, o que abre espaço de legitimidade para a presença de tais instituições, mas ao mesmo tempo, demonstra a inoperância da gestão pública enquanto formuladora de políticas mais efetivas para a área.
The goal of this research is to discuss the aspects involving the dissemination of the information carried out by art centers. For that reason, It was tried to understand how the dissemination of the information occurs through art centers in special those pertaining to the private institutions. Such research aimed to evaluate the cultural policies of those model of institutions being prioritized the stablished context as resulting of a model took by the Federal Government since the end of the 1980´s with the arisen of the laws of the culture incentive. The discussions closed in this dissertation aim at to demonstrate the understanding of the informational and functional model of those equipment and for that , it was searched to evaluate the policies and cultural practices as well as the paper played by itselves. For that, as an object of representative study of a bigger and more including universe, the stablished institution choosen for this research was the Instituto Tomie Ohtake, in São Paulo. Thus, it was searched to establish its description and profile of performance, beyond its structure; it was discoursed descriptive on the aspects concerned to the general characteristics of the information propagated for the institution, its politics of cultural actions, as also, was aimed to articulate the relations between cultural policies established by the managers of the institution inside the current sociocultural and political context. Some of the reached results had pointed to the insufficience of the public power in taking care of the cultural demand, what it opens space of legitimacy for the presence of such institutions, but at the same time demonstrates the inoperancy of the public administration as formulated of more effective policies for that area.
Palavras-chave
Centros culturaisDisseminação da informação
Instituto Tomie Ohtake
Arts centers
Dissemination of the information
Instituto Tomie Ohtake