As redes sociais no processo de comunicação: um estudo de caso de duas universidades católicas do Brasil
Author
Advisor
Bazi, Rogério Eduardo RodriguesDate
18/12/2018Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
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A partir das inovações tecnológicas que impactam diretamente o conceito de interação do sujeito pós-moderno, a proposta desta pesquisa é analisar as mudanças do processo de comunicação midiatizada na sociedade contemporânea, a partir da linguagem empregada nas redes sociais por instituições de ensino católicas no Brasil. O estudo compreende se as postagens das Instituições de Ensino Superior na rede social Facebook demonstram ações de marketing em seu público-alvo. Como elementos de análise, foram monitoradas as páginas oficiais no Facebook da Universidade Católica Dom Bosco e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na busca de referenciais sobre os aspectos das publicações e seu engajamento. A metodologia utilizada no estudo foi a Análise de Rede Social (ARS), por entender que essa ferramenta ajuda a compreensão da atual configuração do processo comunicacional das Instituições de Ensino Católicas através da mídia digital. Uma ampla revisão bibliográfica se fez necessária para que os argumentos teóricos do objeto do estudo obtivessem aderência na pesquisa apresentada. A pesquisa investiga se as instituições de ensino católicas, de fato, ingressaram no mundo da comunicação midiatizada, não apenas como usuária dos meios tecnológicos, mas como sujeito social que pensa os processos comunicacionais e propõe uma nova perspectiva para a comunicação como mecanismo de formação transformadora para os indivíduos e para a sociedade. Os resultados da pesquisa apresentaram que as duas Universidades têm se valido do uso das redes sociais como ferramentas de marketing, confirmados pelo alto engajamento das suas publicações.
Based on the technological innovations that directly impact on the concept of postmodern subject interaction, the purpose of this research is to analyze the changes in the mediated communication process in contemporary society, based on the language used in social networks by Catholic teaching institutions in Brazil. The study understands if the posts of the Higher Education Institutions in the social network Facebook demonstrate actions of marketing in its target audience. As elements of analysis, the official Facebook pages of the Catholic University of Don Bosco and the Pontifical Catholic University of Goiás were monitored, in search of references on aspects of publications and their engagement. The methodology used in the study was the Social Network Analysis (SNA), because it understands that this tool helps to understand the current configuration of the communicational process of Catholic Higher Education Institutions through digital media. A broad bibliographic review was necessary so that the theoretical arguments of the object of study obtained adhesion in the presented research. The research investigates whether Catholic teaching institutions, in fact, have entered the world of mediated communication, not only as a user of technological means, but as a social subject that thinks the communicational processes and proposes a new perspective for communication as a mechanism of transformative formation for individuals and for society. The results of the research showed that both universities have used social networks as marketing tools, confirmed by the high engagement of their publications.
Keywords
Comunicação. Universidade Católica. Midiatização. Tecnologia e Redes Sociais.Communication. Catholic University. Mediatization. Technology and Social Networks.