• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeito camaleão: a construção midiática de David Bowie e seus personagens e personas

View/Open
clc_ppglimiar_me_Mariana_BB.pdf (1.878Mb)
Author
Beneti, Mariana Bento
Advisor
Rosa, Márcia Eliane
Date
14/12/2018
Content Type
Dissertação
Access rights
Acesso Aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente dissertação mostra um estudo da construção artística e midiática dos sete personagens principais de David Bowie (estes criados entre os anos de 1960 e 1980) com abordagens comuns entre si, como vida e morte durante o percurso de singles, relações com a sociedade, consumo e mídia. Afim de compreender este cenário de relações entre personagens e personas, trabalho apresenta um contexto histórico sobre a vida e trabalho de Bowie (através do olhar de biógrafos e de documentários), segue relatando uma visão de pesquisa de campo da exposição itinerante David Bowie is, para, enfim, chegar em uma abordagem de conflito entre as narrativas principais: a exposição criada pelo museu Victoria and Albert (David Bowie is) e a fanfiction criada pela autora. Dessa forma, foram observadas semelhanças de tratamento de Bowie como um ícone pop e no usufruir da mídia e consumo, como também a pesquisa mostra significativas distinções quando se trata da morte dos personagens e personas de David Bowie. É realizada uma análise do contexto social do morrer de um artista e o “morrer de uma máscara”, como era o caso da construção e reconstrução das personas de Bowie.
 
The present dissertation shows a study of the artistic and mediatic construction of the seven main characters of David Bowie (those created between the 1960s and 1980s) with common approaches such as life and death during singles, relationships with society, consumption and media. In order to understand this scenario of relations between characters and personas, this paper presents a historical context about Bowie's life and work (through the eyes of biographers and documentaries), continues to relate to a field research vision of the traveling exhibition David Bowie is, to finally arrive at a conflict approach between the main narratives: the exposition created by the museum Victoria and Albert (David Bowie is) and the fanfiction created by the author. In this way, Bowie's similarities as a pop icon and the use of the media and consumption were observed, as well as this research shows significant distinctions when it comes to the death of the characters and people of David Bowie. An analysis of the social context of the death of an artist and the "dying of a mask" is carried out, as was the case of the construction and reconstruction of the people of Bowie
 
Keywords
David Bowie
David Bowie is exposition
Fanfiction
Exposição itinerante
Morrer.
David Bowie
David Bowie is exposition
Fanfiction
Itinerant exposition
Death.
Language
Portuguese
Sponsor
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback