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dc.contributor.advisorRosa, Márcia Eliane
dc.contributor.authorBeneti, Mariana Bento
dc.date.accessioned2022-02-16T14:39:50Z
dc.date.available2022-02-16T14:39:50Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15187
dc.description.abstractA presente dissertação mostra um estudo da construção artística e midiática dos sete personagens principais de David Bowie (estes criados entre os anos de 1960 e 1980) com abordagens comuns entre si, como vida e morte durante o percurso de singles, relações com a sociedade, consumo e mídia. Afim de compreender este cenário de relações entre personagens e personas, trabalho apresenta um contexto histórico sobre a vida e trabalho de Bowie (através do olhar de biógrafos e de documentários), segue relatando uma visão de pesquisa de campo da exposição itinerante David Bowie is, para, enfim, chegar em uma abordagem de conflito entre as narrativas principais: a exposição criada pelo museu Victoria and Albert (David Bowie is) e a fanfiction criada pela autora. Dessa forma, foram observadas semelhanças de tratamento de Bowie como um ícone pop e no usufruir da mídia e consumo, como também a pesquisa mostra significativas distinções quando se trata da morte dos personagens e personas de David Bowie. É realizada uma análise do contexto social do morrer de um artista e o “morrer de uma máscara”, como era o caso da construção e reconstrução das personas de Bowie.
dc.description.abstractThe present dissertation shows a study of the artistic and mediatic construction of the seven main characters of David Bowie (those created between the 1960s and 1980s) with common approaches such as life and death during singles, relationships with society, consumption and media. In order to understand this scenario of relations between characters and personas, this paper presents a historical context about Bowie's life and work (through the eyes of biographers and documentaries), continues to relate to a field research vision of the traveling exhibition David Bowie is, to finally arrive at a conflict approach between the main narratives: the exposition created by the museum Victoria and Albert (David Bowie is) and the fanfiction created by the author. In this way, Bowie's similarities as a pop icon and the use of the media and consumption were observed, as well as this research shows significant distinctions when it comes to the death of the characters and people of David Bowie. An analysis of the social context of the death of an artist and the "dying of a mask" is carried out, as was the case of the construction and reconstruction of the people of Bowie
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDavid Bowie
dc.subjectDavid Bowie is exposition
dc.subjectFanfiction
dc.subjectExposição itinerante
dc.subjectMorrer.
dc.subjectDavid Bowie
dc.subjectDavid Bowie is exposition
dc.subjectFanfiction
dc.subjectItinerant exposition
dc.subjectDeath.
dc.titleEfeito camaleão: a construção midiática de David Bowie e seus personagens e personas
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6259439271921640
puc.advisorLattes4166012007811438
puc.refereeSangion, Juliana
puc.refereeSanches, Tatiana de Oliveira Amendola
puc.refereeLattes3588856819976425
puc.refereeLattes4066031704290
puc.centerCLC – Centro de Linguagem e Comunicação
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte


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