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dc.contributor.advisorCarvalho, José Oscar Fontanini de
dc.contributor.authorSilva, André Luiz da
dc.date.accessioned2022-02-16T14:47:49Z
dc.date.available2022-02-16T14:47:49Z
dc.date.issued2007-05-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15218
dc.description.abstractEste estudo descreve a análise comparativa de acessibilidade para cegos aplicadas nos Sistemas de Gerenciamento para Educação a Distância (SGEAD) TelEduc e WebCT, segundo os critérios, recomendações e normas internacionais, tais como, técnicas de avaliação heurística, teste automático de acessibilidade, inspeção baseada nos pontos de verificação das recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0 do W3C e de tarefas e questionários com os usuários. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a importância da utilização de padrões e guias para a Acessibilidade Web como fator de apoio a acessibilidade para cegos dentro do atual cenário de inclusão digital. A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos de educação a distância possam ser utilizados com sucesso. Espera-se com este estudo, contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar os profissionais envolvidos com a educação computadorizada.
dc.description.abstractThis study describes a comparative analysys of accessibility for the blind used in SGEAD (Distant Learning Management Systems), TelEduc and WebCT according to criteria, recommendations and international norms such as heuristical evaluation techniques, automatic test of accessibility, inspection based on the points of verification of the W3C recommendations for the accessibility of the content of the Web 1.0 and from tasks reports and questionnaires conducted with the users. One of the goals of this researches is to demonstrate the importance of the use of standards and guides for Web accessibility as support for accessibility for the blind in the current scenario of digital inclusion. The quality of the interface is essencial for the success of distant learning interactive systems. It is expected that this study will contribute to the production of knowledge that will guide and support the professionals involved with e-Iearning.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectacessibilidade
dc.subjectergonomia de interfaces web
dc.subjectinteração humanocomputador
dc.subjectqualidade de software
dc.subjectusabilidade
dc.subjectinterfaces para cegos
dc.subjectdeficiência visual
dc.subjectlistas de verificação
dc.subjectavaliação de interfaces de software
dc.subjecttecnologia assistiva
dc.subjectinterfaces for the blind
dc.subjectaccessibility
dc.subjectweb interface ergonomy
dc.subjecthuman-computer interaction
dc.subjectsoftware quality
dc.subjectusability
dc.subjectvisual deficiency
dc.subjectchecklists
dc.subjectsoftware interface evaluation
dc.subjectassistive technology
dc.titleAnálise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
dc.title.alternativeComparative analysys of accessibility of e-Iearning management education environments for the blind
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.refereeIochida, Lúcia Christina
puc.refereeFreitas, Ricardo Luís de
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Computação


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