Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos
Author
Advisor
Flores, Adolfo Ignacio CalderónContreras, Francisco Anibal GangaDate
17/12/2019Content Type
TeseAccess rights
Acesso RestritoMetadata
Show full item recordAbstract
As Universidades Católicas, reconhecidas pela qualidade de seus cursos, gozam de reputação em termos de tradição na graduação e na pós-graduação, fato que aguçou a curiosidade para indagar: o tradicional prestigio acadêmico dessas Universidades também se evidenciam nos desempenho dos rankings acadêmicos nacionais e internacionais? Quais os usos realizados por parte dessas Universidades dos resultados dos rankings acadêmicos e quais suas implicações na governança universitária? A esta problematização estruturante somam-se questionamentos de cunho teórico. Considerando que a literatura internacional sobre a questão da governança universitária é bastante ampla, como ela é abordada na literatura científica brasileira? Como esses estudos abordam a inter-relação governança universitária e rankings acadêmicos? Defendeu-se a hipótese de que os resultados dos rankings implicam mudanças nas estruturas de gestão, evidenciando a passagem do uso como estratégias de fortalecimento da imagem institucional para uso como ferramenta de governança universitária. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral estudar os usos dos resultados dos rankings acadêmicos nas Universidades Católicas e suas implicações na governança universitária. Estabeleceu-se também cinco objetivos específicos: 1) Pesquisar as tendências na literatura brasileira sobre governança universitária e mapear sua relação com os rankings acadêmicos; 2) Compreender o surgimento e estabelecimento das Universidades Católicas no Brasil; 3) Analisar a questão da qualidade dessas Universidades à luz de seus desempenhos nesses rankings; 4) Analisar as implicações e os usos dos rankings nas estratégias de fortalecimento da imagem institucional; 5) Investigar as implicações e os usos dos rankings, em termos de sua estrutura organizacional e de sua governança. O estudo apoiou-se numa abordagem multimetodológica, congregando procedimentos quantitativos por meio de critérios estatísticos e qualitativos provenientes da análise dos dados e de levantamento histórico-bibliográfico, para tanto se analisaram; artigos e produções científicas, Portais e Documentos Institucionais (Estatutos, Regimentos, Planos de Desenvolvimento Institucionais - PDI’s), Constituições Apostólicas, Direito Canônico, Legislação Federal, entre outros. As abordagens metodológicas foram dispostas para atender as especificidades de cada capítulo. O estudo realizado permitiu concluir: a) Em termos de qualidade, o tradicional prestígio das Universidades Católicas, nos rankings acadêmicos analisados, se evidencia de forma heterogênea, por meio de um grupo com desempenho de excelência, sobressaindo, principalmente as Universidades com foco em pesquisa, por outro lado, identificou-se, também a presença de um grupo com desempenho abaixo da média. b) Em termos de usos, a totalidade das Universidades Católicas se utilizam de seus desempenhos nos rankings acadêmicos como estratégia de suporte ao fortalecimento de imagem institucional. c) Em termos de implicações na governança universitária se evidencia: na criação de estruturas específicas de monitoramento do desempenho nos rankings em duas Universidades e; no uso dos rankings como ferramenta de planejamento a médio e longo prazo, em 53,8% das Universidades Católicas analisadas. d) Pode-se afirmar que a hipótese não se confirma em sua totalidade, pois não foi identificada a passagem em seis Universidades e, quatro delas não disponibilizaram os materiais solicitados.
The Catholic Universities, recognized for the quality of their courses, enjoy a reputation for tradition in undergraduate and postgraduate studies, a fact that has piqued curiosity to ask: Are the traditional academic prestige of these universities also evident in the performance of national and international academic rankings? What are the uses made by these universities of the results of academic rankings and what are their implications for university governance? To this structuring problematization are added theoretical questions. Considering that the international literature on the issue of university governance is quite broad, how is it approached in the Brazilian scientific literature? How do these studies address the interrelationship of university governance and academic rankings? The hypothesis that the rankings results imply changes in the management structures was evidenced, evidencing the passage of the use as strategies to strengthen the institutional image for use as a university governance tool. Thus, it was established as a general objective to study the uses of the results of academic rankings in Catholic Universities and their implications for university governance. Five specific objectives were also set: 1) Research trends in the Brazilian literature on university governance and map their relationship with academic rankings; 2) Understand the emergence and establishment of Catholic Universities in Brazil; 3) Analyze the question of the quality of these Universities in light of their performance in these rankings; 4) Analyze the implications and uses of rankings in institutional image strengthening strategies; 5) Investigate the implications and uses of rankings in terms of their organizational structure and governance. The study was supported by a multimethodological approach, bringing together quantitative procedures through statistical and qualitative criteria from the data analysis and historical-bibliographic survey, scientific articles and productions, portals and institutional documents (Statutes, Rules, Institutional Development Plans - PDI's), Apostolic Constitutions, Canon Law, Federal Legislation, among others. The methodological approaches were arranged to meet the specifics of each chapter. The study made it possible to conclude: a) In terms of quality, the traditional prestige of Catholic Universities, in the analyzed academic rankings, is evidenced heterogeneously, through a group with excellent performance, especially the universities with a focus on research, on the other hand, identified also the presence of a group with below average performance. b) In terms of uses, all Catholic Universities use their performance in academic rankings as a strategy to support the strengthening of institutional image. c) In terms of implications for university governance, it is evident: in the creation of specific structures to monitor the performance of rankings in two Universities and; in the use of rankings as a medium and long term planning tool in 53.8% of the Catholic Universities analyzed. d) It can be stated that the hypothesis is not confirmed in its entirety, since the passage in six Universities was not identified and four of them did not provide the requested materials.
Las Universidades Católicas, reconocidas por la calidad de sus cursos, tienen una reputación de tradición en estudios de pregrado y posgrado, un hecho que ha despertado la curiosidad de preguntar: ¿el prestigio académico tradicional de estas Universidades también es evidente en el desempeño de los rankings académicos nacionales e internacionales? ¿Cuáles son los usos que hacen estas Universidades de los resultados de los rankings académicos y cuáles son sus implicaciones para el gobernanza universitaria? A esta problematización estructurante se agregan preguntas teóricas. Considerando que la literatura internacional sobre el tema de la gobernanza universitaria es bastante amplia, ¿cómo se aborda en la literatura científica brasileña? ¿Cómo abordan estos estudios la interrelación de la gobernanza universitaria y los rankings académicos? Se evidenció la hipótesis de que los resultados de los rankings implican cambios en las estructuras de gestión, evidenciando el paso del uso como estrategias para fortalecer la imagen institucional para su uso como herramienta de gobernanza universitaria. Por lo tanto, se estableció como un objetivo general estudiar los usos de los resultados de los rankings académicos en las Universidades Católicas y sus implicaciones para el goberananza universitaria. También se establecieron cinco objetivos específicos: 1) Investigar tendencias en la literatura brasileña sobre gobernanza universitaria y mapear su relación con los rankings académicos; 2) Comprender el surgimiento y establecimiento de Universidades Católicas en Brasil; 3) Analizar la cuestión de la calidad de estas Universidades a la luz de su desempeño en estos rankings; 4) Analizar las implicaciones y usos de los rankings académicos en las estrategias de fortalecimiento de la imagen institucional; 5) Investigar las implicaciones y usos de los rankings en términos de su estructura organizativa y gobernanza. El estudio fue apoyado por un enfoque multimetodológico, que reunió procedimientos cuantitativos a través de criterios estadísticos y cualitativos del análisis de datos y la encuesta histórico-bibliográfica, artículos y producciones científicas, portales y documentos institucionales (Estatutos, Reglamentos, Planes de Desarrollo Institucional - PDI), Constituciones Apostólicas, Derecho Canónico, Legislación Federal, entre otros. Los enfoques metodológicos se organizaron para cumplir con los detalles de cada capítulo. El estudio permitió concluir: a) En términos de calidad, el prestigio tradicional de las Universidades Católicas, en los rankings académicos analizados, se evidencia heterogéneamente por un grupo con excelente desempeño, especialmente Universidades con un enfoque en investigación. Por otro lado, también se identificó la presencia de un grupo con un rendimiento inferior al promedio. b) En términos de usos, todas las Universidades Católicas utilizan su desempeño en los rankings académicos como una estrategia para apoyar el fortalecimiento de la imagen institucional. c) En términos de implicaciones para el gobernanza universitaria, es evidente: en la creación de estructuras específicas para monitorear el desempeño de las clasificaciones en dos Universidades y; en el uso de las clasificaciones como herramienta de planificación a mediano y largo plazo en el 53.8% de las Universidades Católicas analizadas. d) Se puede afirmar que la hipótesis no está confirmada en su totalidad, ya que no se identificó el pasaje en seis Universidades y cuatro de ellas no proporcionaron los materiales solicitados.
Keywords
Governança UniversitáriaUniversidades Católicas
Rankings Acadêmicos
Educação Superior
University Governance
Catholic Universities
Academic Rankings
Higher Education
Gobernanza Universitaria
Universidades Católicas
Rankings Académicos
Educación Superior