Educação em museus: análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres
View/ Open
Author
Advisor
Vitorino, Artur José RendaDate
24/09/2020Content Type
TeseAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
As funções do museu foram definidas pelo Conselho Internacional de Museus, dentre as quais se encontram a aquisição, a conservação, a investigação, a comunicação e a exposição do patrimônio da humanidade para os propósitos da educação, do estudo e do deleite. Uma vez que o museu é corriqueiramente usufruto do lazer, o problema de pesquisa foi assim estabelecido: tendo em vista a educação e o estudo serem objetivos essenciais relacionados à própria existência dos museus, durante o planejamento e execução de ações educativas museais junto ao público escolar, eles seriam contemplados? Assim, o objetivo desta pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação” e Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, foi analisar comparativamente, à luz de teorias relativas à educação, as didáticas museais praticadas em instituições em São Paulo e em Londres a partir da observação da ação educativa de seis museus diferentes: em São Paulo, a pesquisa de campo foi realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE); em Londres, a observação ocorreu em cinco instituições, a saber, no Horniman Museum and Gardens, Museum of London - London Wall, British Museum, Whitechapel Gallery e Natural History Museum. No que diz respeito à metodologia de pesquisa, destacaram-se os métodos empírico-teórico e etnográfico para a observação da ação educativa das instituições selecionadas, e o qualitativo, utilizandose da entrevista semi-estruturada e da educação comparada para a análise do material pesquisado. Dentre os resultados esperados, pretendeu-se que a pesquisa pudesse contribuir com o debate no campo da educação museal, com ênfase nas didáticas museológicas, uma vez que se configura como uma área relativamente recente no Brasil, não havendo muitos trabalhos que discutam a temática da educação museal e nenhuma pesquisa no campo da educação comparada entre Brasil e Inglaterra. Nas conclusões, não houve a confirmação da hipótese levantada, de que bastava a existência de um Setor Educativo, bem como a realização de atividades educativas destinadas ao público escolar no contexto do museu, para caracterizar os propósitos da educação e do estudo nessa instituição. Observou-se, porém, a necessidade de um ambiente propício à aprendizagem, de mediação adequada e da variedade na oferta de ações educativas, sem as quais o museu continuará a ser visto pelo público como um espaço puramente de lazer, voltado apenas ao entretenimento.
Museum’s goals were defined by the International Council of Museums, amongst which are the acquisition, preservation, investigation, communication and exhibition of humanity’s heritage for the purposes of education, study and delight. The museum is seen as a leisure place which can be visited without any learning obligations; therefore, this research’s problem was defined as: since education and study are essential aims related to museums’ own existence, are they considered during planning and running of educational activities, for the school audience? Therefore, this research objective, developed at the Education Post-Graduation Program of PUC-Campinas, embedded on the “Educational Public Policies” Research Area and with the joint effort of the “Education Politics and Fundamentals” Workgroup, was to analyze comparatively, based on educational theories, the museum didactics ran by institutions at São Paulo city and London from the observation of educational activities of six different museums: in Brazil, the field research took place at the Museu de Arqueologia e Etnologia of the Universidade de São Paulo (MAE); in the United Kingdom, the observation occurred in five institutions, as follows, the Horniman Museum and Gardens, Museum of London - London Wall, British Museum, Whitechapel Gallery and the Natural History Museum. Regarding the research methodology, the empiric-theoretical and the ethnographic methods were used for the observing the educational activities at the selected institutions, and the qualitative method, by means of semi-structured interviews and the compared education was used for material analysis. Amidst the expected results, the intent was that the research could contribute for the debate on the museum educational field, with emphasis on museum didactics, since it is a relatively new area in Brazil, with few studies discussing the museum education thematics and no field research about compared education between Brazil and the United Kingdom. As a conclusion, there was no confirmation of the initial hypothesis, that the existence of an Educational Staff, sided by educational activities destined specifically to school audiences, would suffice for the purposes of education and study at each institution. It was observed, however, the need of an environment that drives to learning, of a proper mediation and of variety of options in terms of educational activities, without which the museum will continue to be seen by the public as a space for mere leisure, for entertaining purposes. Keywords: Museum educational programmes. Pedagogy. Museum educatio
Keywords
Ação educativaDidática museal
Educação em museus
Visita escolar
Museum educational programmes
Pedagogy
Museum education
School visits