Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
Alternative Title
Census Analysis of the Socioeconomic Profile and Academic Performance of ProUni Students from Private Non-Profit Higher Education Institutions at Enade (2010-2017)Author
Advisor
Pires, AndréDate
13/02/2020Content Type
TeseAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
Esta tese doutoral versa sobre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico de estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) das Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos do Brasil, no Enade. Tem o objetivo de conhecer as características socioeconômicas do estudante ProUni como idade, cor/raça, renda, entre outras, além de analisar seu desempenho acadêmico, por meio das notas de Formação Geral, dos Componentes Específicos e a Nota Geral, em relação aos estudantes não-prounistas, com a finalidade de diferenciar os estudantes bolsistas ProUni - Integral e Parcial - em relação aos estudantes não-prounistas. Adota como método a pesquisa qualitativa, que toma por base os microdados do Enade, disponibilizados eletronicamente pelo governo federal por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Toma como instrumento de análise o questionário do estudante e as notas de desempenho acadêmico de todos os estudantes do Brasil, obtidas por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos Ciclos I, II e III, do período de 2010 a 2017, devido ao fato de ser a partir de 2010 que o item “categoria administrativa” passa a trazer a nomeação “Sem Fins Lucrativos” (SFL) e “Com Fins Lucrativos” (CFL), para classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Para os estudos dos dados gerados pelas respostas dadas ao questionário do estudante e manipulação e as análises dos microdados do Enade, foi utilizado o programa SPSS 23.0. Os resultados encontrados com base nos anos de 2010-2017 do Enade, demonstraram que os estudantes ProUni das Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas Sem Fins Lucrativos (PSFL) são o maior grupo de estudantes com notas mais elevadas, superando os estudantes ProUni das IES Privadas Com Fins Lucrativos (PCFL), e os estudantes não-prounistas de ambos tipos de IES, em diferentes proporções, sendo em alguns casos, o dobro do desempenho em relação aos demais estudantes, nos anos de 2010-2017 do Enade.
This doctoral thesis deals with the socioeconomic profile and academic performance of students from the University for All Program (ProUni) of non-profit Higher Education Institutions in Brazil, at Enade. It aims to know the socio-economic characteristics of the ProUni student such as age, color / race, income, among others, in addition to analyzing their academic performance, through the General Training notes, Specific Components and the General Note, in relation to students. non-prounist students, with the purpose of differentiating ProUni scholarship students - Integral and Partial - in relation to non-prounist students. It adopts qualitative research as a method, based on Enade microdata, made available electronically by the federal government through the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). It uses the student questionnaire and the academic performance scores of all students in Brazil as an instrument of analysis, obtained through the National Student Performance Examination (Enade) in Cycles I, II and III, from 2010 to 2017, due to the fact that from 2010 onwards, the item “administrative category” will be named “Non-Profit” (SFL) and “With Profit-For-Profit” (CFL), to classify Higher Education Institutions (HEIs) from all over Brazil. For the studies of the data generated by the answers given to the student's questionnaire and manipulation and the analysis of the Enade microdata, the SPSS 23.0 program was used. The results found based on the years 2010-2017 of Enade, showed that ProUni students from Private Non-Profit Higher Education Institutions (HEIs) are the largest group of students with higher grades, surpassing ProUni students from Private HEIs with Profit Purposes (PCFL), and non-prounist students from both types of HEIs, in different proportions, in some cases being twice the performance compared to other students, in the years 2010-2017 of Enade.
Keywords
Educação SuperiorProUni
Enade
Perfil de Estudantes
Desempenho Acadêmico
Higher Education
ProUni
Enade
Student Profile
Academic achievement