Navegação Dissertações por autor "Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de"
Itens para a visualização no momento 21-29 de 29
-
Os cantos estão arrumados. e agora, professora? O papel docente nas brincadeiras de faz de conta com crianças da Educação Infantil
Aboud, Leila Orssolan (PUC-Campinas, 2018-12-17)Esta pesquisa trata da brincadeira de faz de conta na escola, como promotora do desenvolvimento infantil, e o papel do professor nas situações de brincadeiras. Sendo assim, o problema da pesquisa centra-se em compreender ... -
Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil
Massucato, Jaqueline Cristina (PUC-Campinas, 2012-02-16)Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar ... -
Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
Lima, Bárbara Carvalho Marques Toledo (PUC-Campinas, 2013-02-26)A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis ... -
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
Garcia, Alexandra Manoel (PUC-Campinas, 2020-02-28)Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ... -
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
Garcia, Alexsandra Manoel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-02-28)Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ... -
Representações sociais sobre a profissão docente: a visão de formadores de professores de educação infantil
Prado, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves (PUC-Campinas, 2011-02-17)Este é um estudo teórico-empírico relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos conhecer a influência da formação inicial na construção das representações sociais que os futuros professores de educação infantil têm ... -
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
Barros, Adelir Aparecida Marinho de (PUC-Campinas, 2015-02-19)Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes ... -
Sempre cabe mais um! a qualidade da educação infantil frente às matrículas via decisões judiciais.
Mendes, Beatriz Fátima (PUC-Campinas, 2017-02-08)A presente pesquisa trata da relação das decisões judiciais, que determinam as matrículas das crianças nas creches, e o ensino oferecido nestas instituições. A problemática discutida é a influência das decisões judiciais ... -
Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
Liedke, Elen Garcia Mudo (PUC-Campinas, 2017-02-09)Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita ...