Dissertações
Navegar por
Submissões recentes
-
Avaliação da qualidade da educação especial na educação infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-19)Esta dissertação, decorrente da pesquisa de Mestrado Acadêmico, foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atinente à linha de pesquisa Políticas Públicas ... -
O ensino religioso presente na BNCC: uma análise à luz de Eric Voegelin
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-25)Este trabalho de dissertação de mestrado está inserido na Linha de Pesquisa "Políticas Públicas em Educação" e no Grupo de Pesquisa "Escola, profissionalização docente e seus fundamentos" do Programa de Pós-Graduação em ... -
Qualidade dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de tempo integral de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-19)Essa dissertação é decorrente da pesquisa de Mestrado Acadêmico e foi articulada, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, à linha de pesquisa Políticas Públicas ... -
Importância do gênero textual relatório de aprendizagem na educação infantil para o aperfeiçoamento docente
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-26)Trata-se de pesquisa-intervenção de mestrado, de caráter qualitativo. Tem como objetivo geral analisar um processo de apropriação do gênero relatório de Educação Infantil por graduandas de Pedagogia e os impactos desse ... -
Educação ambiental e geoética: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-12)Geoética é tema central de debates realizados por geocientistas ao redor do mundo que se preocupam com a perspectiva ética em relação a questões socioambientais, sendo a ética um campo próprio do conhecimento da área de ... -
Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias nas universidades católicas brasileiras: usos dos resultados via mídias digitais
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-18)Esta pesquisa, de mestrado acadêmico, se desenvolveu na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e foi desenvolvida no ... -
Leitura, escrita e multiletramentos nos anos finais do ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-12)A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica ... -
Adolescência e escola: significações na transição do ensino fundamental para o ensino médio
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-11)A presente pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de ... -
Educação Infantil e Pandemia da Covid-19: narrativas das famílias
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-11-19)O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas, na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas junto ao grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente, discutiu ... -
Práticas pedagógicas em matemática narradas por professoras de educação infantil
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-12)A presente pesquisa teve como foco o estudo das narrativas sobre o ensino da Matemática de duas professoras de Educação Infantil. Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” ... -
Atividades simbólicas no 1° ano: possibilidades de continuidades entre a educação infantil e o ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-01-24)Esta investigação vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica, ... -
Corpo em movimento: narrativas de uma professora de educação física e o desenvolvimento da consciência corporal no ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-03)Trata-se de natureza qualitativa na perspectiva de uma pesquisa (auto)biográfica, em que se considerou as narrativas de uma professora de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental a fim de analisar como seu trabalho ... -
O desenvolvimento profissional e a autoformação de professores ao promover o letramento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-09)O presente estudo1 consiste em uma pesquisa de Mestrado na área de Educação com aderência à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. ... -
Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi ... -
Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o potencial dessa pesquisa ... -
Educação infantil e sustentabilidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, ... -
Pedir ajuda: uma estratégia de aprendizagem pelo olhar de crianças de cinco e seis anos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)A investigação faz parte da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente e insere-se na perspectiva social cognitiva, com ênfase ... -
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial ... -
A construção identitária e a função social das instituições comunitárias de educação superior (ICES) no Brasil, 2013-2022
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-20)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, investigou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Brasil. As ICES são baseadas em uma estruturação jurídica e administrativa de governança corporativa e ... -
A transição da educação infantil para o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19: implicações emocionais e pedagógicas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ...