Dissertações: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 347
- 
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê? (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ...
- 
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP) (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ...
- 
A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-20)A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde ...
- 
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-02-28)Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ...
- 
O problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferença (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)Partindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente dissertação, cujo objetivo reside em ...
- 
Qualidade do ensino de escolas da rede pública municipal de Campinas (SP): ações da equipe de gestão escolar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A qualidade do ensino de escolas da rede pública no Brasil constitui ainda, nas décadas do século XXI, um desafio à educação básica. Com a nova configuração da sociedade que circunscreve um cenário de pandemia e isolamento ...
- 
Qualidade do ensino médio integral de Pernambuco: percepções de gestores escolares e professores (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A política pública de avaliação da educação básica, com o centramento em avaliações em larga escala, vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1990, e vem se intensificando neste século XXI. Neste cenário, tem sobressaído ...
- 
A docência e o ensino bilíngue: desafios e formas de Enfrentamento (PUC Campinas, 2022-02-23)O Brasil não é um país monolíngue. Há línguas representativas de grupos minoritários, que tendem a sofrer um apagamento, em razão da desvalorização, como ocorre, por exemplo, com as línguas nativas indígenas e as de ...
- 
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância (PUC Campinas, 2021-12-16)A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ...
- 
Transição curricular paulista: Programa Inova Educação e a Implementação do currículo do Ensino Médio (PUC Campinas, 2021-12-20)A dissertação se desenvolveu na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas. O tema tem aderência com demandas na agenda de educação básica paulista, dado que ...
- 
O programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente (PUC Campinas, 2021-12-14)Essa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos ...
- 
Educação e contemporaneidade – práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (PUC Campinas, 2021-12-13)Esta pesquisa trata de práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), formulando a seguinte questão de investigação: como docentes do ensino médio, se apropriaram e utilizam NTIC para ...
- 
Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP (PUC-Campinas, 2017-06-20)Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito ...
- 
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil (PUC-Campinas, 2017-12-18)Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento ...
- 
A formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas (PUC-Campinas, 2006-06-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual ...
- 
Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos (PUC-Campinas, 2017-02-09)Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita ...
- 
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças (PUC-Campinas, 2016-12-15)Literatura infantil e educação são instâncias que se completam na formação da criança pequena. Por meio da literatura infantil é possível promover aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida. Nesse contexto, ...
- 
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil (PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ...
- 
A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras (PUC-Campinas, 2017-02-09)A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção ...
- 
Análise da experiência de categorização ou classificação das escolas por cores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2000-2001) (PUC-Campinas, 2017-02-17)Por meio da presente dissertação apresentamos os resultados da pesquisa sobre a iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que, utilizando-se dos resultados do desempenho escolar no SARESP e dados da evasão ...
