Doutorados profissionais em educação física: tendências em universidades de classe mundial (UCM)
Abrir arquivo
Título alternativo
Professional doctorate in physical education: trends in world class universities (WCU)Autor
Orientador
Mendonça, SamuelData de publicação
10/12/2020Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Essa dissertação traçou o perfil do doutorado profissional (DP) em Educação Física (EF) no Brasil e no contexto mundial, utilizando um dos principais rankings acadêmicos internacionais: Academic Ranking of World University (ARWU). Identificou-se entre as melhores Universidades de Classe Mundial (UCM) quais ofertam DP, além das principais tendências apresentadas pela literatura acadêmica internacional a respeito dos DP, com ênfase na produção científica específica dos DP da área de EF. Pesquisou-se a trajetória da pós-graduação em EF no Brasil, a partir da Reforma Universitária de 1968 até a implementação dos primeiros DP no Brasil em 2019. O problema da pesquisa consistiu na pergunta: quais as tendências dos Doutorados Profissionais em Educação Física das 3 UCM melhores classificadas no ARWU de 2018? Para se alcançar os objetivos propostos, do ponto de vista do método, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca dos objetivos acima mencionados. No Brasil, poucos trabalhos sobre DP foram encontrados nas bases: Portal de periódicos da CAPES; SciELO; Base Educ@- FCC; e Google Acadêmico. Na literatura internacional, muitos trabalhos foram encontrados, principalmente, nas bases Web of Science e Redalyc, mas, em ambos os casos, não com o foco específico da área de esportes. A pesquisa demonstrou que a oferta de Doutorados Profissionais nas UCM é muito pequena se comparada à oferta de Doutorados Acadêmicos, principalmente em Educação Física. Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir nesse processo inicial de implementação de DP no Brasil e auxiliar gestores, professores e pós-graduandos a entenderem melhor essa nova proposta e a preencherem algumas lacunas acerca do tema.
This dissertation outlined the profile of the professional doctorate courses (PD) of Physical Education (PE) in Brazil and in the world context, using one of the main international academic rankings: Academic Ranking of World University (ARWU). Identified among the best World Class Universities (WCU), which offer PD, in addition to the main trends presented by the international academic literature regarding PD, with emphasis on the specific scientific production of PD in the PE field. Researched whether the trajectory of graduate studies in PE in Brazil, from the University Reform of 1968 until the implementation of the first Brazilian PD in 2019. The research problem consisted in the question: what are the trends of the Professional Doctorates in Physical Education of the 3 WCU best ranked in the 2018 ARWU? In order to achieve the proposed objectives, based on a methodology, a bibliographic research was performed about the above objectives. In Brazil, few studies were found about PE in the following databases: CAPES; SciELO; Educ@- FCC; and Google Academic. In the international literature many studies were found, mainly in the Web of Science and Redalyc, but in both cases, they do not specific focus on the sports area. The research revealed that the offer of Professional Doctorates in the WCU is very small compared to the offer of Academic Doctorates, mainly in Physical Education. The results of this research may contribute to this initial process of DP implementation in Brazil, and help managers, teachers, administrators and postgraduates to better understand this new proposal, and fill some gaps on the subject.
Palavras-chave
Doutorado profissionalEducação Física
Universidade de Classe Mundial
Academic Ranking of World University
Professional Doctorate
Physical Education
World Class University
Academic Ranking of World University