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dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorSantos, Cibele Elisângela dos
dc.date.accessioned2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.available2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.issued2017-12-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15294
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como foco realizar um estudo sobre a Educação Estatística na infância por meio da investigação de uma sala de Educação Infantil de crianças de 3 a 6 anos. A questão problema assim ficou configurada: Como ações pedagógicas favorecem a Educação Estatística de crianças com idades entre 3 e 6 anos? Teve por objetivo geral investigar como ações pedagógicas favorecem a Educação Estatística de crianças com idades de 3 a 6 anos matriculadas em uma sala de pré-escola pública de Campinas. As atividades planejadas propuseram a elaboração e compreensão de gráficos, o que proporcionou às crianças a iniciação ao tratamento estatístico de forma contextualizada. Para melhor entendimento da estrutura e organização das turmas na rede municipal de Campinas, retomamos os conceitos de “agrupamentos multietários” e documentos oficiais da Secretaria de Educação Municipal, constatando a importância da matemática para as crianças na Educação Infantil. Por serem crianças os participantes da pesquisa, foi necessário buscarmos embasamento teórico relacionado ao valor da experiência e do aprendizado por meio de atividades simples e concretas. Em busca de elaborar propostas e atividades planejadas e bem estruturadas, refletimos sobre o preparo e a formação continuada dos professores e sua essencialidade para um ensino significativo e de qualidade. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, uma vez que as informações analisadas consideram variáveis relevantes encontradas durante a produção das atividades. Configurou-se em um estudo experimental de caso único, sendo a única sala da escola pesquisada a desenvolver a pesquisa, não possibilitando assim uma forma de comparação entre os resultados encontrados. A pesquisadora era a professora da turma participante da pesquisa, o que caracteriza esta investigação como uma pesquisa da própria prática. Por meio da análise de conteúdo, encontramos aspectos relevantes como a crescente autonomia das crianças no uso dos gráficos, o que foi se consolidando a partir de ações pedagógicas planejadas e previamente elaboradas. Constatamos a essencialidade de se dar voz e ouvido às crianças e a importância da reflexão docente ao realizar atividades com as crianças, identificando indícios de aprendizagem, neste caso por meio de representações gráficas de gráficos.
dc.description.abstractThe present research had as its focus to carry out a study on the Statistical Education in the childhood through the investigation of a room of Infantile Education of children of 3 to 6 years. The problem question was thus defined: How do pedagogical actions favor the Statistical Education of children between the ages of 3 and 6? The general objective was to investigate how pedagogical actions favor the Statistical Education of children aged 3 to 6 enrolled in a public pre-school room in Campinas. The planned activities proposed the elaboration and understanding of graphs, which gave the children the initiation to the statistical treatment in a contextualized way. For a better understanding of the structure and organization of the classes in the municipal network of Campinas, we return to the concepts of "multi-aging groupings" and official documents of the Municipal Education Secretariat, noting the importance of mathematics for children in Early Childhood Education. Because the children were the participants of the research, it was necessary to seek theoretical basis related to the value of experience and learning through simple and concrete activities. In order to elaborate planned and well structured proposals and activities, we meditate on the preparation and continuing education of teachers for meaningful and quality teaching. The methodology employed is qualitative, since the information analyzed considers relevant variables found during the production of the activities. It was set up in an experimental single-case study, the only room in the school being researched to develop the research, thus not allowing a way of comparing the results found. The researcher was the teacher of the group participating in the research, which characterizes this research as a research of the practice itself. Through content analysis, we found relevant aspects such as the increasing autonomy of children in the use of graphics, which was consolidated from planned and previously elaborated pedagogical actions. We verified the essentiality of giving voice and hearing to children and the importance of teacher reflection when carrying out activities with children, identifying signs of learning, in this case through graphical representations of graphics.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectGráficos
dc.subjectMatemática na Infância
dc.subjectAções pedagógicas
dc.subjectGraphics
dc.subjectMathematics in Childhood
dc.subjectPedagogical actions
dc.titleA Educação Estatística para crianças: aprendizagens numa trajetória de pesquisa
dc.title.alternativeThe Statistical Education for children: learning in a research trajectory
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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