Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorOrtenzi, Alexandre
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-06-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15322
dc.description.abstractEste estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por base a área de matemática. Para o entendimento de como esta relação foi construída, foram estudadas concepções de ensino da Matemática, visando auxiliar a compreensão do momento atual e tratados os principais aspectos inerentes à relação professor-aluno. Participaram da pesquisa quatro professores em atuação nos ensinos fundamental e médio e vinte futuros professores, alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Matemática, que responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas relativas aos diversos aspectos que compõem a relação professor-aluno. As falas dos professores e futuros professores enfatizam os aspectos relacionados e descrevem a importância do tema para a atividade docente, destacando a disciplina, a afetividade, a autoridade do professor e o conjunto dos conhecimentos técnico e pedagógico do professor para a relação professor-aluno. A pesquisa revelou, ainda, a importância do tema para o trabalho do professor e, também, a necessidade deste ser mais explorado nas licenciaturas e na formação contínua dos professores, principalmente na área de Matemática.
dc.description.abstractThis study follows the line of research University, Teaching and Teacher Training . With the objective of investigating the teacher-student relationship, we considered the diverse aspects that permeate this relationship in the area of Mathematics. In order to understand how this relationship was constructed, concepts about teaching Mathematics were studied with the intention of helping comprehend the actual moment and treatment of the principal aspects inherent to the teacher-student relationship. The participants in the study were four teachers of fundamental and middle education and twenty future teachers who are concluding Teacher Training in Mathematics. They responded to a questionnaire containing open and closed questions relative to various aspects that make up the teacher-student relationship. The comments of the teachers and future teachers emphasize related aspects and describe the importance of the theme for the activity of teaching. Results of the study emphasized aspects like discipline, affectivity, the authority of the teacher and the ensemble of technical and pedagogical knowledge of the teacher for the teacher-student relationship. The study further revealed the importance of the theme for the work of the teacher and also the need for this to be worked on in teacher training and continued education of teachers, principally in the area of Mathematics.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectrelação professor-aluno
dc.subjectensino de matemática
dc.subjectdocência
dc.subjectteacher training
dc.subjectteacher-student relationship
dc.subjectteaching mathematics
dc.subjectteaching
dc.titleA relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
dc.title.alternativeTeacher-student relationship: contributions for teaching mathematics.
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereePassos, Carmen Lucia Brancaglion
puc.refereeLopes, Jairo de Araujo
puc.refereeLattes2297203444364327
puc.refereeLattes4244247989810231
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples