A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública
Abrir arquivo
Título alternativo
The ambient education and the formation of the critical educator: study of case in a school of the public netAutor
Orientador
Camargo, Dulce Maria Pompêo deData de publicação
04/08/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho objetiva contribuir para práticas pedagógicas relacionadas à formação continuada de professores, promovendo, através da escola, a compreensão sócio-política das questões ambientais, a partir dos pressupostos da Educação Ambiental crítica. A pesquisa, realizada por meio de estudo de caso em uma escola pública que atende alunos do Ciclo II (5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental) da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Campinas, região sudeste do Estado de São Paulo analisou, especificamente, o projeto Água hoje e sempre: consumo sustentável da Secretaria Estadual de Educação. Nossa opção teórico-metodológica está estruturada em Guimarães (2000), Tozoni-Reis (2004) e Jacobi (2005). Utilizamos, como instrumental de investigação e coleta de dados com os sujeitos participantes, diário de campo e questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas encaminhadas aos docentes da Unidade em estudo, atuantes no projeto mencionado. Como resultado desta investigação, constatamos a partir da proximidade com esses sujeitos, visões ambíguas, especialmente em projetos de Educação Ambiental, quando procuramos detectar se a prática pedagógica está em consonância com os pressupostos da Educação Ambiental crítica. Há ainda, dificuldade em delimitar uma postura crítica ou conservadora dos professores, que acreditamos estar relacionada a um processo de construção de novas propostas pedagógicas, nas quais as tendências ainda estão sendo definidas. Consideramos necessário que seja incentivado na escola um trabalho coletivo, capaz de desencadear reflexões e ações, levando o professor a compreender a complexidade das questões ambientais, em um processo contínuo de formação do professor crítico.
The present objective work to contribute for practical pedagogical related to the continued formation of teachers, promoting, through the school, the social political understanding of the ambient questions, from the estimated ones of the critical Ambient Education. The research, carried through by means of study of case in a public school that takes care of pupils of cycle II (5ª 8ª series of Basic Ensino) of the State Net of Education, in the city of Campinas, southeastern region of the State of São Paulo analyzed, specifically, the project Water today and always: sustainable consumption of the State Secretariat of Education. Our option theoretician-metodológica is structuralized in Guimarães (2000), Tozoni-Reis (2004) and Jacobi (2005). We use, as instrumental of inquiry and collects of data with the participant citizens, daily of field and half-structuralized questionnaire, with open and closed questions directed to the teachers of the Unit in study, operating in the mentioned project. As result of this inquiry, we evidence from the proximity with these citizens, ambiguous vision, especially in projects of Ambient Education, when we look for to detect if practical the pedagogical one is in accord with the estimated ones of the critical Ambient Education. It still has, difficulty in delimiting a critical position or conservative of the teachers, who we believe to be related to a process of construction of new pedagogical proposals, in which the trends still are being defined. We consider necessary that a work collective is stimulated in the school, capable to unchain reflections and action, leading the professor to understand the complexity of the ambient questions, in a continuous process of formation of the critical teacher.
Palavras-chave
Formação de professoresEducação ambiental
Professor crítico
Formation of professors
Ambient education
Critical professor