Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorZanellato, José Roberto
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.issued2008-02-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15338
dc.description.abstractO estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação.
dc.description.abstractThe study on the subject "portfolio", has as its main goal analysis as a tool of evaluation, especially when we have indicated as benchmarks to study the "artistic" and "teaching". The survey shows through theoretical foundation, the evaluator who works as a teacher in the teaching of visual arts, the importance of knowing a tool for reflection and assessment effective, ethical and directed the process of formation, with a policy that allows a teaching-learning participatory and collective. The research is specific on the theoretical diversity that addresses the "portfolio" as a mode of reflection and evaluation, and analysis of items: promotion of a new perspective of learning; promising and efficient process of reflection and evaluation; incorporation analytical development of learning ; requisition of selfevaluation; encouragement to the selection and the reflection of the student on the job; and as a methodological tool facilitator and most democratic of procedures for the teaching and learning, practiced today in graduate courses in visual arts. The study presents a model of "Portfolio Avaliativo", which allows multiple achieve a perspective of efficiency of the teaching of visual arts, thus exceeding the traditional models of evaluation.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectportfólio
dc.subjectartes visuais
dc.subjectavaliação
dc.subjectlivro de artista
dc.subjectportfolio
dc.subjectvisual arts
dc.subjectevaluation
dc.subjectbook of artist
dc.titleO Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
dc.title.alternativeThe portfolio as a tool for assessment in teaching degree in Visual Arts
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8836578783600685
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeRizolli, Marcos
puc.refereeSilva, Dulce Adélia Adorno
puc.refereeLattes4808339542698874
puc.refereeLattes3139936123468613
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples