dc.contributor.advisor | Araujo, Elizabeth Adorno de | |
dc.contributor.author | Santos, Sonia Aparecida dos | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:12:27Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:12:27Z | |
dc.date.issued | 2007-03-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15339 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os aspectos ético-políticos. Tem como objetivo conhecer como docentes enfermeiros da graduação em Enfermagem, atuantes nas mais diversas disciplinas, identificam e levam em conta a competência numa abrangência ética e política do futuro Enfermeiro. Tomamos por pressuposto a competência com dupla significação: técnica e política. Consideramos, ainda, que a mediação entre o técnico e o político é a ética. O referencial teórico que embasou este estudo abordou o envolvimento da enfermagem nas políticas públicas de saúde no Brasil, recuperando a história da Enfermagem, da expansão do Ensino Superior no Brasil e da organização do atual Sistema de Saúde brasileiro, além dos aspectos éticos e políticos. Optamos por uma abordagem qualitativa para tratamento, análise e interpretação dos dados. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário, composto por questões fechadas para identificar o perfil dos participantes e abertas para questões específicas da temática. Enviamos quarenta e um questionários a docentes enfermeiros, integrantes dos cursos de graduação em Enfermagem de quatro Institutos de Ensino Superior - IES - do interior do Estado de São Paulo: responderam o questionário vinte e três (56%) docentes enfermeiros, que apresentaram nas suas manifestações contribuições significativas por expressarem claramente a sua forma de ver o profissional de saúde, em especial o Enfermeiro, e sua contribuição para o desenvolvimento desta competência. Evidenciamos a necessidade de que a práxis profissional do Enfermeiro seja permeada de valores a serem melhor explicitados, visando à conscientização ético-política do futuro Enfermeiro, na busca de novos horizontes que venham a atender melhor as necessidades do atual Sistema de Saúde brasileiro. | |
dc.description.abstract | The present work follows the line of research: University, Teaching and Education of Teachers . Our focus of interest is to discuss the development of competence in the undergraduate course of Nursing, including ethical-policy aspects. Its objective is to get to know how nursing teachers in the undergraduate Nursing course who teach diverse subjects identify and take into account the competence that includes the ethics and policies of the future Nurse. We take as a presupposition competence with a dual meaning: technical and policy. Furthermore, we consider that the mediation between the technical and policies is ethics. The theoretical reference that was the basis of this study took the approach of the involvement of Nursing in Brazilian public health policies, recalling the history of Nursing, the expansion of higher education in Brazil and the organization of the actual Brazilian health system, besides ethical and policy aspects. We opted for a qualitative approach in the treatment, analysis and interpretation of data. The instrument used for collecting data was a questionnaire composed of closed questions to identify the profile of the participants and open ones for specific questions concerning the theme. We sent forty-one questionnaires to student nurses of the undergraduate Nursing course in four institutions of higher learning in the State of São Paulo. Twenty-three (56%) student nurses answered. In their answers they presented significant contributions by clearly expressing the way they saw the health profession, especially the Nurse, and their contribution for developing this competence. We observed the need for the professional practice of the Nurse to be permeated with more explicit values in the promotion of the ethical-policy awareness of the future Nurse in the search of new horizons that attend better the needs of the actual Brazilian health system. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | universidade | |
dc.subject | docência em enfermagem | |
dc.subject | competência | |
dc.subject | valores ético-políticos | |
dc.subject | university | |
dc.subject | teaching in nursing | |
dc.subject | competence | |
dc.subject | ethical-policy values | |
dc.title | A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 3547895736521236 | |
puc.advisorLattes | 4905266424159579 | |
puc.referee | Rocha, Sandra Souza Lima | |
puc.referee | Machado, Vera Lúcia de Carvalho | |
puc.refereeLattes | 2997711976786546 | |
puc.refereeLattes | 9375761445315596 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |