Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Jairo de Araujo
dc.contributor.authorForner, Régis
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.issued2005-06-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15341
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da Educação Matemática, na formação do professor de Matemática. Tem por objetivo apresentar aos docentes da educação básica e ensino superior as possíveis relações entre a Educação Matemática e a teoria de Paulo Freire, e obter subsídios para discutir sua formação, seja inicial ou continuada. Apresentou-se um breve relato bibliográfico de Paulo Freire, e idéias sobre sua teoria e sobre a Educação Matemática, buscando levantar pontos comuns entre elas. Utilizou-se a História Oral como abordagem metodológica por considerar propícia à busca de novos elementos para a análise pretendida. A entrevista temática possibilitou o levantamento de algumas categorias que mostram o quanto a teoria de Paulo Freire pode contribuir para a formação do professor de Matemática. A pesquisa aponta convergências entre o referencial teórico, relacionado à teoria de Paulo Freire e à Educação Matemática, e a História Oral, visto que, de forma geral, ambos têm como foco o oprimido, e instiga outros caminhos a serem explorados na obra de Paulo Freire que podem contribuir para a Educação Matemática e para a formação do professor de Matemática.
dc.description.abstractThis work is part of the line of research University, Teaching and Teacher Formation . It investigates the influences of Paulo Freire s theory upon the formation of mathematics teachers from the point of view of eight renowned researchers of the Mathematical Education area. Its objective is to present possible relationships between Mathematical Education and the theory of Paulo Freire to teachers of basic and higher education and to obtain useful material for the discussion of their formation, both initial and continued. A brief bibliography of Paulo Freire, ideas about his theory and teaching Mathematics were presented with the intention of raising points they have in common. The methodological approach of Oral History was used in order to find new elements for the intended analysis. Theme type interviews made it possible to survey some categories that show how much Paulo Freire s theory can contribute to the formation of Mathematics teachers. The study points out convergences between the referred theory related to Paulo Freire s theory and teaching Mathematics and Oral History since in general both focus on the oppressed. The study instigates the exploration of other paths in Paulo Freire s work that could contribute to teaching Mathematics and helping the formation of the Mathematics teacher.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação matemática
dc.subjectformação de professores
dc.subjectPaulo Freire
dc.subjectteaching mathematics
dc.subjectformation of teachers
dc.subjectPaulo Freire
dc.titlePaulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
dc.title.alternativePaulo Freire and teaching mathematics: reflections about teacher formation
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9743829885304161
puc.advisorLattes4244247989810231
puc.refereeDomite, Maria do Carmo Santos
puc.refereeCaiado, Katia Regina Moreno
puc.refereeLattes3351678365014905
puc.refereeLattes0803778280883949
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples