dc.contributor.advisor | Caiado, Katia Regina Moreno | |
dc.contributor.author | Barros, Wanda Maria Braga | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:12:27Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:12:27Z | |
dc.date.issued | 2008-06-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15342 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho pedagógico no ensino médio e em que condições ele é desenvolvido, com os alunos com deficiência física e auditiva que estão em classe comum, em duas escolas da rede estadual, na Região Metropolitana de Campinas. Considera-se neste trabalho, como inclusão, o acesso, a permanência e a garantia de bom desempenho escolar desses educandos. A pesquisa fundamenta-se num referencial teórico histórico-crítico, onde a história da educação e as políticas educacionais embasam o estudo. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários com perguntas abertas a treze educadores e, posteriormente, foram feitas entrevistas com quatro professores, dois coordenadores pedagógicos e quatro alunos com deficiência que relataram suas vivências sobre o cotidiano escolar. A pesquisa pretende trazer reflexões sobre o trabalho pedagógico com os alunos com deficiência, bem como os demais alunos do ensino médio. Os resultados revelaram que embora tenham ocorrido avanços no acesso dos alunos ao ensino médio, esse nível de ensino, em função das taxas de evasão, é seletivo, além disso, os alunos estão concluindo-o sem o conhecimento necessário para enfrentar o trabalho e a vida. Os relatos dos professores e alunos revelaram: 1) As condições adversas de trabalho do professor; 2) A formação insuficiente dos professores para o trabalho com todos os alunos em classe comum; 3) Os educandos estão desinteressados pela escola, porque não vêem relação entre os conteúdos ministrados nas aulas e a vida, o futuro; 4) Os alunos com deficiência dependem do apoio da família e ou colegas da escola para terem condições necessárias à educação escolar. | |
dc.description.abstract | The research s objective is to analyse the pedagogical work in medium level public schools and the conditions this work is developed regarding handicapped students and with poor hearing conditions, who are allocated to regular classrooms, in two public shools in the Campinas metropolitan region. In this work, we consider as inclusion the access, permanency and learning performance of these students. The foundation of the research lies on a qualitative approach and the data will be analysed from a theoretical and historical-critical reference whose grounds are the history of education and educational policies. As methodological procedure, open-ended questionnaires were applied to thirteen preceptors and afterwards interviews were carried out involving four teachers, two pedagogical coordinators and four handicapped students, who reported their experiences in the school routines. The research s aim is to ponder on the pedagogical work of these students, as well as of the rest of the other medium level students. The results revealed that, although many advances have occurred regarding the access to the medium level education, it can be considered selective because the evasion rates are high and students are leaving school without the expected consistency of knowledge to face the struggles of daily life and demands of work. The teachers and students reports revealed: 1) Adverse conditions of teachers work 2) Insufficient development of teachers to work with all regular students in the classroom.3) Lack of interest of students as they cannot see the relationship between the content presented at school and their daily lives and future perspectives. 4) The handicapped students depend on the support of their families or colleagues to afford the necessary conditions to education. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | alunos com deficiência | |
dc.subject | ensino médio | |
dc.subject | condições de trabalho | |
dc.subject | handicapped students | |
dc.subject | medium level education | |
dc.subject | work conditions | |
dc.title | O trabalho pedagógico no ensino médio, na rede pública estadual paulista: desafios à inclusão dos alunos com deficiência | |
dc.title.alternative | Medium level (high school) pedagogical work in public schools in São Paulo: challenges to the inclusion of handicapped students | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 3484980378155443 | |
puc.advisorLattes | 0803778280883949 | |
puc.referee | Prieto, Rosângela Gavioli | |
puc.referee | Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de | |
puc.refereeLattes | 9335359966061935 | |
puc.refereeLattes | 4704506667255915 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |