dc.contributor.advisor | Araujo, Elizabeth Adorno de | |
dc.contributor.author | Alves, José Flaudemir | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:14Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:14Z | |
dc.date.issued | 2004-11-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15368 | |
dc.description.abstract | Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática e na sua prática. A pesquisa de campo foi realizada com professores de Matemática, diretores e coordenadores de escola que atuam no Ensino Fundamental e Médio, tanto na rede pública do Estado de São Paulo, como na rede municipal, todos atuantes na cidade de Paulínia - SP. Foram analisados dados sobre a concepção destes professores quanto à pesquisa e ao seu uso no desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula. Porém, os dados obtidos revelaram uma falta de informação e segurança sobre o tema. Os estudos realizados mostram uma necessidade urgente de reflexões sobre como estão sendo desenvolvidos os cursos de formação inicial e continuada de professores para o trabalho com pesquisa. | |
dc.description.abstract | This work is inserted in the research line University, Lecturing and Professor s Graduation. It has for objective to show us how the researches works have influenced in the Mathematic professor s formation an how to use this knowledge into teaching. The field research was development with a group of Mathematics teachers and principals who acting at public and government high school. This research was applied in Paulínia city, São Paulo state. The research has analyzed the conception of the math teachers, how they use their educational theories in theirs math classroom. This work has reveled that these teachers hadn t information and security, when they are teaching Mathematics. These studies showed us the urgent necessity of the reflections in our actual courses of Mathematics professor s formation, which well be used in the field research. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação de professores | |
dc.subject | reformas educacionais | |
dc.subject | ensino com pesquisa | |
dc.subject | universidade | |
dc.subject | educação matemática | |
dc.subject | educational reforms | |
dc.subject | education with research | |
dc.subject | university | |
dc.subject | mathematic education | |
dc.title | A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 9790674406622006 | |
puc.advisorLattes | 4905266424159579 | |
puc.referee | Passos, Carmen Lucia Brancaglion | |
puc.referee | Lopes, Jairo de Araujo | |
puc.refereeLattes | 2297203444364327 | |
puc.refereeLattes | 2297203444364327 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |