• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A auto-avaliação institucional na visão dos coordenadores das comissões próprias de avaliação das instituições de ensino superior de Campinas

Abrir arquivo
cchsa_ppgedu_me_Rosana_A.pdf (621.0Kb)
Título alternativo
The auto institutional evaluation in the vision of the coordinators of the proper commissions of evaluation of the Institutions of higher education of Campinas
Autor
Augusto, Rosana
Orientador
Balzan, Newton Cesar
Data de publicação
13/06/2007
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Estudos em Avaliação e tem como objetivo estudar o trabalho das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas, que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a partir da visão de um ator fundamental nesse processo - o coordenador -, que em conjunto com os demais membros da comissão coordenaram o processo de auto-avaliação institucional. Procura-se conhecer como foram coordenados esses trabalhos, quem são os coordenadores, como eles concebem a avaliação institucional e o que esperam do atual sistema avaliativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ampliando o conhecimento da autora sobre a temática Avaliação Institucional , como, também, atualizando as informações a respeito do SINAES. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, com a finalidade de identificar pontos e tópicos considerados relevantes para atingir os objetivos propostos nesse estudo. Pretende-se colaborar com dados e informações que possibilitem o aperfeiçoamento do atual sistema avaliativo.
 
This dissertation, inserted in the research line: Studies in Evaluation aims to study the work process of the Internal Assessment Commissions of Higher Education Institutions of Campinas, that integrate the National Higher Education Evaluation Systems (SINAES), from the point of view of a fundamental player - the coordinator - and its institutional assessment team. The main focus of this work is to investigate how the assessment process is coordinated. Additionally, it is also investigated who are the coordinators, how the institutional assessment process was conceived and what are their expectations. A literature review was also performed in order to get basic theoretical concepts about Institutional Assessment thematic, enhancing the author s knowledge and updating the information about SINAES. A semi structured interview methodology was used for data collection, aiming to identify the relevant points and topics to be considered in this study. It is intended that the data and information collected in this study collaborate with the improvement of the current institutional assessment process.
 
Palavras-chave
Avaliação institucional
SINAES
Comissões Próprias de Avaliação
Auto-avaliação
Avaliação interna
Institutional assessment
SINAES
Internal Assessment Commissions Self
Assessment
Internal assessment
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: impactos nas IES e estratégias de aprimoramento institucional: um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010) 

    Molck, Adauto Marin (PUC-Campinas, 2013-02-25)
    A presente pesquisa se insere no campo da Avaliação Educacional, especificamente nos estudos sobre avaliação em larga escala, com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Partindo do consenso no âmbito ...
  • Escala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumento 

    Silva, Talita Fernanda da (PUC-Campinas, 2018-02-15)
    A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de ...
  • Avaliação na educação básica, o estado do conhecimento na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (1999-2008) 

    Borges, Regilson Maciel (PUC-Campinas, 2011-02-25)
    A presente dissertação objetiva estudar o estado do conhecimento sobre a produção científica da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, em torno da temática da avaliação na educação básica. O estudo ...

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião