dc.contributor.advisor | Machado, Vera Lúcia de Carvalho | |
dc.contributor.author | Santos, Sonia Querino dos Santos e | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:15Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:15Z | |
dc.date.issued | 2007-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15384 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa qualitativa sobre População Negra, Relações Inter-Raciais e Formação de Educadoras/es: PENESB (1995-2007) , intenta refletir sobre as relações étnico-raciais, educação e formação continuada de professoras(es), ocorridas no curso de pós-graduação lato sensu: relações raciais e educação , promovido pela Faculdade de Educação - Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira PENESB, da Universidade Federal Fluminense. Esta proposta se antecipa à implementação da Lei 10.639/2003, cuja obrigatoriedade incide no estudo das culturas africanas e afro-brasileiras no ensino básico. O trabalho está embasado especialmente em SILVÉRIO(2005;2006); SIQUEIRA (2006); BHABHA(2003); HALL(2003); OLIVEIRA(2006); MUNANGA(2004). A partir de pesquisa documental, realizamos uma análise qualitativa e dialético-crítica com o objetivo de compreender o processo de formação docente, bem como de incorporação da questão racial neste programa pedagógico, tendo em vista capacitá-las/los para o enfrentamento e erradicação do racismo na educação. A pesquisa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à educação, por meio de relações raciais e à construção de uma escola formadora e transformadora de consciências críticas e ativas. Consequentemente, se a identificação racial, sobretudo no contexto brasileiro, é entendida como um processo construído historicamente, significa dizer que ela se constrói no contato, na troca, nas relações inter-raciais. Sem medo de ser negra, cigana, indígena, judia... portanto, a pesquisa mostrou que para entender o assumir-se negra/negro no contexto escolar, social e político é preciso considerar como o processo de identificação é construído no plano simbólico, nas opções curriculares, nas metáforas interditas que permeiam as idéias pré-concebidas que todavia carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrário, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opções individuais e nossos valores. | |
dc.description.abstract | This qualitative research on "Black Population, Inter-Race Relations and Training Theachers: PENESB(1995-2007)", intenta reflect on the ethnic-racial relations, education and continuous training of teachers (s), occurring in the course of post-graduate sensu lato "racial relations and education", promoted by the Faculty of Education-Program of Education on the Negro in the Brazilian Society-PENESB, of the Universidade Federal Fluminense. This proposal is anticipated to the implementation of Law 10.639/2003, whose requirement is the study of African cultures and african-Brazilian basic education. The work is embasado especially in SILVÉRIO(2005;2006); SIQUEIRA(2006); BHABHA(2003); HALL(2003); OLIVEIRA(2006); MUNANGA(2004). From desk research, perform a qualitative analysis and dialectical-criticism in order to understand the process of teacher training, as well as incorporation of the racial question in this educational program in order qualify for confrontation and eradication of racism in education. The research aims to contribute to the development of educational practices focused on education, through racial relations and the construction of a school trainer and processing of critical consciousness and active. Consequently, if the racial identification, especially in the Brazilian context, it is understood as a process built historically, saying that it builds in contact, the exchange in inter-racial relations. Without fear of being black, Gypsy, Indian, Jewish ... Therefore, the research showed that to understand the "take - whether black / black" in the education context, social and political, we must consider how the process of identification is built on the symbolic, in curricular options, the metaphors that permeate the ideas prohibited pre - designed to carry however, because not always what we see in the different enchants, by contrast, often challenges us and makes us review our options and our individual values. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | pertencimento | |
dc.subject | diversidade étnico-racial | |
dc.subject | práticas pedagógicas emancipatórias | |
dc.subject | formação de educadoras/es | |
dc.subject | belonging | |
dc.subject | ethnic and racial diversity | |
dc.subject | teaching practices emancipatory | |
dc.subject | training for educators | |
dc.title | População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007) | |
dc.title.alternative | Black population, inter-race relations and training teachers: PENESB (1995-2007) | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 4864771702425146 | |
puc.advisorLattes | 9375761445315596 | |
puc.referee | Silvério, Valter Roberto | |
puc.referee | Souza, érica Renata de | |
puc.refereeLattes | 9421231847055027 | |
puc.refereeLattes | 2180923030669698 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |