dc.contributor.advisor | Sordi, Mara Regina Lemes de | |
dc.contributor.author | Mariosa, Maria Aparecida Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.issued | 2003-06-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15389 | |
dc.description.abstract | Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, desafios e expectativas que o curso promove em seu projeto de vida pessoal e profissional. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualiquantitativa, com 97 alunos concluintes de 2002, da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Os alunos sinalizam na direção de um curso de Direito bem estruturado, com visíveis avanços no seu percurso de qualidade, embora reconheçam dificuldades de acompanhamento, frente às suas condições de vida. Destacam que o papel do advogado é fundamental para a implementação da justiça. Sentem que têm de continuar estudando para conseguir ingressar na carreira pública, bastante competitiva, sendo este o seu maior desejo. Sobre as expectativas quanto ao futuro, nos próximos cinco anos, a maioria dos concluintes demonstra insegurança e falta de perspectiva. Atribuem a si a responsabilidade de superar estas dificuldades, não revelando criticidade em relação a outros determinantes que interferem em sua possibilidade de inclusão no mundo do trabalho. | |
dc.description.abstract | This paper inserts itself in a research line called Institutional Evaluation ad aimed to know how the graduating student of Faculdade de Direito do Sul de Minas evaluates his formation process and to identify the dilemmas, challenges and expectancies that the course promotes in their personal and professional life project. This study was performed by a qualiquantitative, with 97/2002 graduating students of Faculdade de Direito do Sul de Minas. The students sign toward a well structured law course, with visible advances in their quality path although they recognize following difficulties, in face of their life conditions. They highlight that the role of lawyer is fundamental in order to implement justice. They feel that they need to keep on order to get into public career highly competitive, as this is their greatest wish. About the future expectancies, in next five years, most of them sum to be insecure and with no perspectives. They get to themselves the reponsibility of overcoming these difficulties, without showing criticism regarding to other determinants that interfere in their possibility of including themselves in the working world. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | avaliação institucional | |
dc.subject | ensino do direito | |
dc.subject | expectativas do concluinte | |
dc.subject | institutional evaluation | |
dc.subject | law teaching | |
dc.subject | graduating expectancies | |
dc.title | A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas | |
dc.title.alternative | The Law school graduating students view about their formation : dilemmas, challenges and expectations | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 4502116088134290 | |
puc.advisorLattes | 6737123125852473 | |
puc.referee | Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes | |
puc.referee | Lopes, Jairo de Araujo | |
puc.refereeLattes | 3883562938853685 | |
puc.refereeLattes | 4244247989810231l | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |