dc.contributor.advisor | Sordi, Mara Regina Lemes de | |
dc.contributor.author | Hertel, Valdinéa Luiz | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.issued | 2003-06-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15390 | |
dc.description.abstract | Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre a responsabilidade da disciplina Noções Fundamentais de Semiologia na construção do cuidar em Enfermagem e, também, compreender a lógica utilizada na escolha de recursos metodológicos para o processo do ensino do cuidar. Os sujeitos da pesquisa foram quinze docentes com formação acadêmica e profissional em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Optamos por privilegiar a investigação, tendo como suporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, na qual delimitamos os dados obtidos em três categorias construídas a priori para elaboração da análise: Concepções de Cuidar em Enfermagem, Princípios Pedagógicos no Ensino do Cuidar e o Papel das Disciplinas na Formação Profissional . Constatamos que quanto à concepção de cuidar em Enfermagem, os docentes encontram-se divididos entre a visão tecnicista, humanista e a de transição. Os que defendem a concepção humanística continuam valorizando a racionalidade técnica. Chegamos à conclusão de que precisamos resgatar na Enfermagem uma educação centrada na humanização do cuidado, através da reorganização do trabalho pedagógico. | |
dc.description.abstract | The present work is in the research line Institutional Avaliation . Its purpose is to know taking care conceptions in Nursing, identify used strategies to the teaching of taking care, reflect on the responsibility of the discipline: Fundamental Semiology Notions in the construction of taking care in Nursing as weel to understanding the logical applied to Methodological resorts choice to the process of taking care teaching. The researched people were 15 academic teaching staff and professionals in Nursing at Wenceslau Braz Nursing School. We chose to congratulate the investigation, having as a theorical methodological support the quality approach in which one it was pointed the obtained data in mainly three categories to the elaborating analyses: Taking care conceptions in Nursing, Pedagogical principles of taking care teaching, The objective of the disciplines in professional Education. The results concerning to the teaching staff are divided among technical, humanist and changing views. The ones who defende humanistic conception keep valueing the the technical racionality. We got to the conclusion that we need to rescue in the Nursing School the Care Education centered in the human approach through the reorganization of the Pedagogical work. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação profissional | |
dc.subject | ensino do cuidar | |
dc.subject | cuidar em enfermagem | |
dc.subject | professional education | |
dc.subject | taking care teaching | |
dc.subject | take care in nursing | |
dc.title | Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem | |
dc.title.alternative | Academic education at Wenceslau Braz Nursing School : taking care teaching in graduation course nursing | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 5505779486737674 | |
puc.advisorLattes | 6737123125852473 | |
puc.referee | Thomaisino, Lígia Maria | |
puc.referee | Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes | |
puc.refereeLattes | 9411742208032876 | |
puc.refereeLattes | 3883562938853685 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |