dc.contributor.advisor | Machado, Vera Lúcia de Carvalho | |
dc.contributor.author | Guernelli, Sonia Maria dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.issued | 2008-09-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15391 | |
dc.description.abstract | O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa Escola. Selecionamos como sujeitos da pesquisa 12 jovens com idade entre 18 e 20 anos, que se apresentam com posturas diferenciadas em relação a vestuário, linguagem, atividades de estudo e que se afastam do padrão até agora esperado socialmente. O trabalho investigativo fundamenta-se na metodologia de Estudo de Caso, e os procedimentos para a coleta de dados consistiram em observação e entrevista. A análise de dados revela a compreensão que esses alunos têm de: escola, direção, professor, discriminação e preconceito, e pretende oferecer uma contribuição para a mudança nas relações educacionais que ocorrem no interior da Escola. | |
dc.description.abstract | This study refers to a research carried at Carlos Gomes State School in Campinas, São Paulo, Brazil; with the objective of producing knowledge about the way High School teenagers see their school. The research subjects were 12 teenagers, aged between 18 and 20 with different characteristics concerning their behavior related to clothes, study activities, language which are out of the socially expected standards. The investigation was based on Case Study methodology and the procedures of data assessment were observation and interview. The data analysis exposes the views that the students have about: The School, the Principal, the Coordinator and the teachers. Also the way they see phenomena such as discrimination and prejudice. The analysis also aims at contributing to the change in educational relations at School. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | escola pública | |
dc.subject | alunos do ensino médio | |
dc.subject | subgrupos culturais | |
dc.subject | cultura escolar | |
dc.subject | Escola Estadual Carlos Gomes | |
dc.subject | public school | |
dc.subject | high school students | |
dc.subject | school culture | |
dc.subject | sub cultural groups | |
dc.subject | Carlos Gomes State School | |
dc.title | A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos | |
dc.title.alternative | The school in the view of High School students of different tribes | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 1894957139834229 | |
puc.advisorLattes | 9375761445315596 | |
puc.referee | Zan, Dirce Djanira Pacheco e | |
puc.referee | Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes | |
puc.refereeLattes | 7180508418109437 | |
puc.refereeLattes | 3883562938853685 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |