dc.contributor.advisor | Sordi, Mara Regina Lemes de | |
dc.contributor.author | Moraes, Carlos Alberto Martinez de | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:14:02Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:14:02Z | |
dc.date.issued | 2004-06-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15415 | |
dc.description.abstract | Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no ano de 2003 na Faculdade de Saúde Tecsoma, em Paracatu, Minas Gerais. Participaram da pesquisa, como sujeitos, cinco docentes e usou-se como procedimento de coleta de dados entrevista semi-estruturada. Trabalhou-se a análise do conteúdo das entrevistas transcritas, a partir de duas categorias: a) motivações para a atividade profissional; b) a relação enfermagem/educação/saúde. Constatou-se a ausência de preparação desses profissionais para lidar com as questões de ensino decorrente da insuficiente formação nos cursos de graduação; a dúvida e indefinição do Enfermeiro quando se torna um professor universitário sobre as competências que deve ser detentor para praticar o papel educativo nos espaços formais e não formais. Tais problemas necessitam ser enfrentados e podemos apontar um encaminhamento importante: a formação de enfermeiros-educadores-professores quer seja inicial, quer seja continuada, deve ser reflexiva para ser significativa do ponto de vista da construção de conhecimentos voltados à visão de educação e saúde como práticas sociais. | |
dc.description.abstract | This assignment acts was raisen from the present uneasiness about the nursing background in Universitary degree concerning the educative role. The target of this assignment is to check the real values attached by the nurses as educators or professional nursing professors. The research of quantitative approach was carried out in Tecsoma College of Health, Paracatu, Minas Gerais, in 2003. Five nursing professors were interviewed and answered some opened questions. Two ranks were taken in account in order to analyse the datas: a) motivation that leads the nurse to work as professor; b) the relation: nursing/education/health. The assignment showed up the gap in nursing background concerned about education, consequently the nursing professor usually doesn t know how proficient he is to face educative role in teaching in schools or out of. Schools. Such problems must be faced and na important way is pointed: the background that the nurses-educators-professors get from the Nursing Universitary degree or even from updating courses must be checked and must focus education and health in social context. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | avaliação | |
dc.subject | ensino superior | |
dc.subject | enfermagem | |
dc.subject | papel educativo | |
dc.subject | assessment | |
dc.subject | universitary dgree | |
dc.subject | nursing | |
dc.subject | educative role | |
dc.title | Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 0095195388385080 | |
puc.advisorLattes | 6737123125852473 | |
puc.referee | Thomaisino, Lígia Maria | |
puc.referee | Camargo, Dulce Maria Pompêo de | |
puc.refereeLattes | 9411742208032876 | |
puc.refereeLattes | 5573826378717700 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |