• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial

Abrir arquivo
cchsa_ppgedu_me_Isla_APM.pdf (4.228Mb)
Título alternativo
Educational act of Afro Brasil Museum: heritage education against ethnic racial discrimination
Autor
Matos, Isla Andrade Pereira de
Orientador
Vitorino, Artur José Renda
Data de publicação
25/11/2013
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas orientadas. Com o propósito de atuar para o reconhecimento da população africana e afrodescendente como sujeitos sociais na cultura brasileira, tirando-lhes o estigma da escravidão e valorizando seus modos de ser e fazer, o Museu Afro Brasil estaria assumindo o papel de combater a discriminação étnico-racial, buscando conscientizar seus visitantes da importância da influência africana na construção da nacionalidade brasileira. Por isso, assim foi definido o problema de pesquisa: a ação educativa do Museu Afro Brasil combate a discriminação étnico-racial por meio da prática da educação patrimonial? Adotando o procedimento etnográfico e empírico de observação das visitas orientadas, constatou-se a não confirmação da hipótese inicial da pesquisa, à qual sustentava que o Museu Afro Brasil realizaria uma educação patrimonial no sentido de ser celebrativa à história dos negros no Brasil e na África da perspectiva narrativa inaugurada por von Martius sobre a participação das três raças (branca, negra e indígena) na construção do Brasil. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foram observadas características da ação educativa que podem ser consideradas enquanto critérios de ensino e aprendizagem, mas não de educação patrimonial. Por outro lado, há uma preocupação em ensinar os alunos a lerem os objetos expostos e a reconhecerem a influência africana na cultura brasileira. Constatou-se também a descontinuidade das visitas, que envolve não só o museu, mas principalmente a escola na preparação e finalização da visita, atividade essa que poderia modificar a qualidade da educação realizada no museu.

 

The present study aimed, from the theoretical reflections on education and museum education, investigate the performance of the educational Afro Brazil Museum along to school groups scheduled for guided tours. With the purpose of acting for the recognition of African and Afro-descendant population as social subjects in Brazilian culture, taking them the stigma of slavery and valuing their ways of being and doing, the Afro Brazil Museum would be assuming the role of combating ethnic racial discrimination, seeking its visitors aware of the importance of African influence in the construction of Brazilian nationality. Therefore it was defined the research problem: the educational action of the Afro Brazil Museum fight ethnic racial discrimination through heritage education? Adopting the procedure ethnographic and empirical observation of guided visits, it was found not to confirm the initial hypothesis, which held that the Afro Brazil Museum hold a heritage education in the sense of celebrate the history of blacks in Brazil and Africa through the narrative perspective inaugurated by von Martius on the participation of the three races (white, black and indigenous) in the construction of Brazil. Among the results obtained from the research we observed characteristics of educational action that can be considered as a factor in teaching and learning, but not heritage education. On the other hand, there is concern in teaching students to read the exhibits and to recognize the African influence in Brazilian culture. It was also the discontinuity of visits, which involves not only the museum, but mostly the school in the preparation and finalization of the visit, this activity could modify the quality of education held at the museum.

 
Palavras-chave
Educação patrimonial
Museu Afro Brasil
Políticas públicas
Identidade
Discriminação étnico-racial
Diversidade étnico-cultural
Heritage education
Afro Brazil Museum
Public policies
Identity
Racial discrimination
Ethnic-cultural diversity
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações
  • Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião