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Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola

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cchsa_ppgedu_me_Lais_MP.pdf (1.456Mb)
Autor
Papa, Lais Maria
Orientador
Vitorino, Artur José Renda
Data de publicação
15/12/2016
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo

Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e discutido na e pela revista Nova Escola por meio da análise dos dispositivos didático-pedagógicos nela presentes, os quais incluem reportagens, entrevistas, artigos, imagens e análises de especialistas. Buscou-se compreender, por meio das pedagogias multiplicadas veiculadas por essa revista, como os dispositivos didático-pedagógicos produzem subjetividades, pelas quais permitem delimitar a performance da governamentalidade, na concepção de Michel Foucault e de Nikolas Rose. A partir de noções propostas por Michel Foucault, por meio da arqueologia dos saberes, utiliza-se dos enunciados dos discursos para organizar o seu quadro conceitual, cuja dimensão analítica delimita o objeto a ser estudado e traz à luz como o saber é engendrado pelas práticas discursivas que permitem a delimitação de dispositivos e disciplinas afeitas à sociedade. Foi realizada uma análise social com capacidade de apreender uma dimensão abrangente na concretização das relações saber-poder, privilegiando os discursos ditos científicos e/ ou acadêmicos. Desta forma, a análise do material buscou, por meio do conceito de governabilidade de Foucault, mostrar como os dispositivos didático-pedagógicos presentes nesse veículo de comunicação produzem subjetividades na efetivação do saber-poder. Também, foram investigadas as práticas discursivas do Estado, o qual assume o discurso multicultural por meio de discursos prescritivos para serem efetivados no ambiente escolar, cujo fim é o de gerar a “unidade na diversidade”. Assim, que a revista Nova Escola apresenta elementos que nos permitiram observar o papel que o discurso multicultural tem ocupado em nossa sociedade. Assim, os discursos visaram gerar a unidade na diversidade ao tematizarem a multiculturalidade.

 

This research tried to investigate how the subject of multiculturalism has been published in the media, specifically in the magazine Nova Escola. The general objective was to examine how the subject of multiculturalism has been treated and discussed, in and by the magazine Nova Escola, through the analysis of pedagogical didactic devices in it, wich include: reports, interviews, articles, images and analysis of specialists. It was sought to understand trough the multiplied pedagogies converyed by this magazine, how the didactic- pedagogical devices produce subjectivities, wich allow the performance of govermmentality,in the conception of Michel Foucault and Nikolas Rose. Froom notions proposed by Michel Foucault through the archeology of knowledge, it uses the statements of discourse, to organize its conceptual framework, whose analytical dimension defines the object to be studied and brings to light, as knowledge is engendered by discursive practices wich allow the delimitation of devices and disciplines of society. A social analysis was carried out, with the capacity to apprehend a comprehensive dimension in the realization of knowledge-power relations, privileging the so called scientific or academic discourses. In this way, the analysis of the material will seek, through Focault’s concepto f governability, to show how the didactic-pedagogical devices presente in this vehicle of communication produce subjectivities in the realization of know-power. Also, the discursive practices of the State, wich assumes the multicultural discourse trough prescriptive statements, to be effective on the school environment, whose purpose is to generate the “ unity in diversity”. Thus, the Nova Escola magazine features elements that allowed us to observe the role that multicultural discourse has occupied in our society.. Thus, the speeches were aimed at generating unity in diversity, when they are talking about this subject.

 
Palavras-chave
Multiculturalismo
Dispositivos didático-pedagógicos
Governamentalidade
Nova Escola
Multiculturalism
Didactic and pedagogical devices
Govermmentality
New School
Linguagem
Português
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