Teses: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 200
-
Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no Ensino Médio
(PUC-Campinas, 2016-02-24)A adolescência é um período de mudanças físicas, psicológicas e socioculturais, com muitos estressores, inclusive no contexto escolar, a exemplo da realização de provas acadêmicas e o vestibular. Para lidar com essas ... -
A experiência de cantar para bebês: um estudo fenomenológico com mães
(PUC-Campinas, 2017-02-14)As pesquisas que abordam o cantar materno preocupam-se em investigar como e por que as canções são facilitadoras da comunicação mãe-bebê, dando atenção principalmente aos aspectos acústicos e socioculturais. Esta pesquisa, ... -
Desenvolvimento da segunda versão da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada para Atletas (EDAO-AR-A)
(PUC-Campinas, 2016-06-17)Atualmente observa-se um crescente interesse por parte dos pesquisadores e profissionais práticos da psicologia do esporte em relação aos processos adaptativos apresentados pelos atletas. Este estudo teve como objetivo ... -
Encontros e desencontros no processo de encaminhamento psicológico infantil
(PUC-Campinas, 2018-02-27)A crescente demanda pelo atendimento psicológico infantil resulta no aumento do encaminhamento de crianças para os serviços de saúde mental. Entretanto, estima-se uma taxa de 50% a 60% de abandono da psicoterapia infantil. ... -
Construção e validação de uma escala de otimismo para adultos
(PUC-Campinas, 2018-02-23)O otimismo é uma característica psicológica fundamental para atingir objetivos e resultados satisfatórios em diferentes áreas da vida. Em função da importância desse construto e das lacunas teóricas referentes à sua avaliação ... -
Avaliação da inteligência para crianças deficientes visuais: construção de subtestes e investigação de suas qualidades psicométricas
(PUC-Campinas, 2017-02-13)Considerando a necessidade da inclusão do deficiente visual nas questões investigadas pela Psicologia, bem como a garantia de igualdade nas avaliações psicológicas realizadas, essa pesquisa teve como objetivo a continuação ... -
A experiência de pacientes de um serviço de atenção domiciliar
(PUC-Campinas, 2017-11-21)Esta pesquisa objetivou apreender fenomenologicamente a experiência de pacientes assistidos em domicílio a partir do relato de suas vivências. A Atenção Domiciliar (AD), tendência mundial que se encontra em processo de ... -
A experiência de mães refugiadas na clínica winnicottiana da maternidade
(PUC-Campinas, 2017-06-20)A transição para a maternidade é caracterizada por mudanças físicas, psicológicas e sociais cuja intensidade afetiva se acentua quando vivida em um contexto em que múltiplas vulnerabilidades se sobrepõem. A experiência de ... -
O sofrimento emocional de mulheres presas por furtos de bagatela: estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2017-02-02)A presente pesquisa objetiva investigar o sofrimento emocional de mulheres presas por autoria de furtos de bagatelas. Justifica-se na medida em que pode lançar luz sobre as formas como condições sociais e economicamente ... -
Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
(PUC-Campinas, 2017-02-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como ... -
Preconceito e prounistas: “Seu lugar não é aqui”
(PUC-Campinas, 2018-02-21)Esse trabalho de doutoramento teve como objetivo identificar e analisar a presença do preconceito nos espaços acadêmicos onde o ProUni (Programa Universidade para Todos) está presente, para, a partir da análise apresentada, ... -
Excelência criativa de mulheres brasileiras e portuguesas
(PUC-Campinas, 2015-02-12)Considerando o aumento do número de mulheres em posição de destaque nos diversos setores da sociedade, esta pesquisa buscou investigar os estilos de pensar e criar e verificar as diferenças nos fatores ambientais e ... -
Trabalho e juventude: psicologia escolar na escola pública
(PUC-Campinas, 2015-06-24)A raríssima presença do psicólogo escolar na rede brasileira de ensino pública, possivelmente apresenta lacunas, como a falta de um trabalho, no âmbito da orientação profissional, que considere a discussão da díade escola ... -
Resiliência e criatividade em pessoas de destaque: um estudo comparativo
(PUC-Campinas, 2015-02-13)A Psicologia Positiva vem ganhando cada dia mais destaque no meio científico. Estudiosos afirmam que este crescimento ocorre devido ao novo olhar que essa teoria apresenta para o ser humano. Nesse novo olhar destacam-se ... -
Situação-limite e potência de ação: atuação preventiva crítica em psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-02-24)Este trabalho discute o sentido da atuação crítica no campo da Psicologia Escolar a partir do conceito de situação-limite delineado por Ignacio Martín-Baró no âmbito da Psicologia Social da Libertação. Partimos da compreensão ... -
Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
(PUC-Campinas, 2016-02-17)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação ... -
A experiência vivida por pessoas diagnosticadas como autistas, a partir de encontros dialógicos
(PUC-Campinas, 2020-02-11)Atualmente, o comprometimento nas áreas de interação e comunicação social associado a comportamentos repetitivos e estereotipados constituem os dois elementos fundamentais na categorização diagnóstica do Transtorno do ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação
(PUC-Campinas, 2015-02-11)Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
(PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ...