Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 de 200
-
Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ... -
Processo de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)A atual geração de jovens possui características específicas, se comparada às anteriores. Para explicitar e caracterizar todas as possíveis mudanças vividas pelos adolescentes nas sociedades contemporâneas ocidentais, a ... -
Vivências de pessoas com transtorno bipolar: um estudo fenomenológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa objetivou compreender sob uma perspectiva psicológica a experiência vivida por pessoas com transtorno bipolar. Justifica-se na medida em que diz respeito a um tipo de transtorno que implica oscilações ... -
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
(PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Superior interesse da criança e destituição do poder familiar: perspectiva de psicólogas e psicólogos da defensoria pública do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2020-02-11)O presente trabalho se inicia com a tese de que a adoção pressiona a destituição do poder familiar, utilizando-se do Superior Interesse da Criança (SInC) para cindir as famílias. A pesquisa foi construída a partir do lugar ... -
Escala de identificação das altas habilidades/superdotação: novos estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-06-17)O reconhecimento das altas habilidades/superdotação (AH/S) como um construto multidimensional tem ampliado suas formas de avaliação e abrangido diferentes tipos de métodos. No entanto, contrário a esse movimento, ainda não ... -
Mentoria do talento criativo e intelectual na escola: da identificação ao desenvolvimento
(PUC-Campinas, 2019-02-14)Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de mentoria por professores em estudantes identificados como talentosos. Para tanto foram realizados dois estudos. O 1º avaliou a relação entre a identificação ... -
Risco psicossocial familiar e coping da hospitalização em crianças e adolescentes: avaliação e intervenção
(PUC-Campinas, 2019-02-18)A hospitalização de crianças e adolescentes pode acarretar prejuízos no desenvolvimento emocional, social, cognitivo e físico. Compreender como crianças/adolescentes utilizam os recursos disponíveis e lidam com a hospitalização, ... -
Escala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumento
(PUC-Campinas, 2018-02-15)A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de ... -
Marcadores de resiliência infantil: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas.
(PUC-Campinas, 2019-02-12)A resiliência tem sido considerada um construto importante para o enfrentamento de situações adversas. Indiferente a sua relevância, nenhum instrumento brasileiro encontra-se disponível para sua avaliação na infância. Desta ... -
Escala de potencial criativo no trabalho: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-12-10)O presente estudo teve como objetivo a condução de estudos de busca por outras fontes de evidências de validade e precisão para a Escala de Potencial Criativo no Trabalho. Para isso, quatro estudos foram realizados, tendo-se, ... -
As histórias que contamos de nós: mobilizando a imaginação e as emoções de estudantes do ensino fundamental II
(PUC-Campinas, 2020-02-10)A presente pesquisa teve como objetivo analisar a potência de práticas de contação e produção de histórias na criação de espaços para expressão e significação de emoções por adolescentes no contexto escolar. Ancorada nos ... -
Racismo e psicanálise em produções acadêmicas
(PUC-Campinas, 2018-02-20)A presente tese aborda a temática do racismo enquanto sofrimento socialmente determinado, visando produzir conhecimentos que contribuam para o enfrentamento desse grave problema brasileiro. Partindo dos fundamentos e dos ... -
Obesidade em crianças e adolescentes: temperamento, estresse, coping e risco psicossocial familiar
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O excesso de peso (EP), em crianças e adolescentes, que inclui o sobrepeso e a obesidade, apresenta-se como um grave problema de saúde pública. Compreender as relações entre algumas das variáveis modificáveis envolvidas é ... -
Tornando-se pai: narrativas de casais grávidos sobre a transição para a paternidade
(PUC-Campinas, 2017-02-21)As noções de paternidade e maternidade passam por transformações acentuadas na sociedade contemporânea. A transição para a paternidade se revela como um período de expressivas mudanças no homem, que alteram sua percepção ... -
O efeito do controle de stress no resultado da gravidez
(PUC-Campinas, 1999)Este estudo objetivou investigar o efeito do treino de controle de stress (TCS) no resultado da gravidez. Participaram 30 gestantes, em três grupos de dez cada, no pré-parto. A testagem inicial avaliou o stress, as estratégias ... -
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2017-06-02)As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ...