Capacitação em competências socioemocionais para adolescentes em início de carreira laboral
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Título alternativo
Training in socio-emotional skills for adolescents at the beginning of their working careersAutor
Orientador
Nakano, Tatiana de CássiaData de publicação
07/02/2023Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa apresenta um programa de capacitação em competências socioemocionais realizado junto a adolescentes (educandos e menores aprendizes), que frequentam uma instituição de ensino não-formal, a qual também oferece um programa de aprendizagem técnica e direciona ao mercado de trabalho. Participaram do estudo 38 adolescentes (F=12; M=26), com idades entre 16 e 20 anos, divididos em dois grupos (G1 e G2). Ambos os grupos participaram de programa de capacitação em competências socioemocionais similar (com cargas horárias de 46 horas, desenvolvido ao longo de 5 meses e 3 semanas). Além da capacitação foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS2), a Bateria de Provas e Raciocínio, forma B (BPR-5) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) para verificar, respectivamente, a influência da capacitação em medidas de habilidades sociais, cognitivas e de personalidade. Os testes psicológicos foram aplicados antes e após a capacitação nos dois grupos. A análise dos dados foi feita em três estudos: (i) avaliar a influência da capacitação em habilidades sociais no G1 e G2. Os resultados indicaram estabilidade nas médias, contrariando a hipótese de pesquisa; (ii) verificar a influência da capacitação na personalidade do G1 e G2. Os resultados confirmaram parte da hipótese da pesquisa, qual seja a estabilidade de parte dos fatores de personalidade, mas decréscimo nas médias em alguns deles (Socialização para o G1 e G2 e Realização e Abertura para o G2); (iii) verificar a influência da capacitação nas medidas de inteligência do G1 e G2. Os resultados indicaram o aumento significativo das médias de todas as medidas para o G1 e para três delas no G2 (Raciocínio Verbal, Raciocínio Espacial e Escore Geral). Em termos quantitativos, a pesquisa demonstra que houve aumento no nível das médias dos construtos da inteligência e que os resultados dos testes psicológicos dos participantes encontram-se dentro das médias estimadas nas tabelas normativas dos instrumentos utilizados. Outros estudos complementares devem ser realizados para investigar outros elementos das competências socioemocionais, bem como a relação entre os constructos (se um possui interferência no outro). Outros estudos também podem ser conduzidos para verificar a influência de aspectos ambientais no desenvolvimento das competências socioemocionais.
This research presents a training program in socio-emotional skills carried out with adolescents (students and underage apprentices), who attend a non-formal teaching institution, which also offers a technical learning program and directs them to the job market. The study included 38 adolescents (F=12; M=26), aged between 16 and 20 years, divided into two groups (G1 and G2). G1 and G2 participated in training programs in similar socio-emotional skills (with a 46- hour workload, developed over 5 months and 3 weeks). In addition to training, the Social Skills Inventory (IHS2), the Battery of Evidence and Reasoning, form B (BPR-5) and the Factorial Personality Battery (BFP) were used to verify, respectively, the influence of training on measures of skills social, cognitive and personality. Psychological tests were applied before and after training in both groups. Data analysis was carried out in three studies: (i) to evaluate the influence of training on social skills in G1 and G2. The results indicate stability in the averages, contrary to the research hypothesis; (ii) verify the influence of training on the personality of G1 and G2. The results confirmed part of the research hypothesis, namely the stability of part of the personality factors, but a decrease in the averages in some of them (Socialization for G1 and G2 and Realization and Openness for G2); (iii) verify the influence of training on the intelligence measures of G1 and G2. The results indicated a significant increase in the means of all measures for G1 and for three of them in G2 (Verbal Reasoning, Spatial Reasoning and General Score). In quantitative terms, the research demonstrated that there was an increase in the average level of the intelligence constructs and that the results of the participants' psychological tests are within the averages imagined in the normative tables of the instruments used.Other complementary studies should be carried out to investigate other elements of socio emotional competences, as well as the relationship between the constructs (if one interferes with the other). Other studies can also be conducted to verify the environmental influence on the development of socio-emotional skills.
Esta investigación presenta un programa de formación en habilidades socioemocionales llevado a cabo con adolescentes (estudiantes y aprendices menores de edad), que asisten a una institución de enseñanza no formal, que además ofrece un programa de aprendizaje técnico y los orienta al mercado laboral. El estudio incluyó a 38 adolescentes (F=12; M=26), con edades entre 16 y 20 años, divididos en dos grupos (G1 y G2). G1 y G2 participaron en programas de formación en habilidades socioemocionales similares (con una carga horaria de 46 horas, desarrollado en 5 meses y 3 semanas). Además del entrenamiento, se utilizaron el Inventario de Habilidades Sociales (IHS2), la Batería de Evidencia y Razonamiento, forma B (BPR-5) y la Batería Factorial de Personalidad (BFP) para verificar, respectivamente, la influencia del entrenamiento en las medidas de habilidades sociales, cognitivas y de personalidad. Se aplicaron pruebas psicológicas antes y después del entrenamiento en ambos grupos. El análisis de datos se llevó a cabo en tres estudios: (i) para evaluar la influencia del entrenamiento en habilidades sociales en G1 y G2. Los resultados indican estabilidad en los promedios, contrario a la hipótesis de la investigación; (ii) verificar la influencia del entrenamiento en la personalidad de G1 y G2. Los resultados confirmaron parte de la hipótesis de la investigación, a saber, la estabilidad de parte de los factores de personalidad, pero disminución de los promedios en algunos de ellos (Socialización para G1 y G2 y Realización y Apertura para G2); (iii) verificar la influencia del entrenamiento en las medidas de inteligencia de G1 y G2. Los resultados indicaron un aumento significativo en las medias de todas las medidas para G1 y para tres de ellas en G2 (Razonamiento Verbal, Razonamiento Espacial y Puntaje General). En términos cuantitativos, la investigación demostró que hubo un aumento en el nivel medio de los constructos de inteligencia y que los resultados de las pruebas psicológicas de los participantes están dentro de los promedios imaginados en las tablas normativas de los instrumentos utilizados. Deberían realizarse otros estudios complementarios para investigar otros elementos de las competencias socioemocionales, así como la relación entre los constructos (si uno interfiere con el otro). También se pueden realizar otros estudios para verificar la influencia externa en el desarrollo de habilidades socioemocionales.
Palavras-chave
Competências socioemocionaisAvaliação psicológica
Capacitação
Educação não formal
Socio-emotional skills
Training
Non-formal education
Psychological assessment
Habilidades socioemocionales
Evaluación psicológica
Formación
Educación no formal