• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Teses
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos

Abrir arquivo
ccv_ppgpsico_dr_Marilia_G.pdf (1.616Mb)
Título alternativo
The collective imaginary of brazilian Yoga teachers: a study of psychological fields
Autor
Gonçalves, Marília
Orientador
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
Data de publicação
13/02/2008
Tipo de conteúdo
Tese
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos psicológicos não conscientes, a partir dos quais emergem. O material clínico foi produzido no contexto de entrevista individual para a abordagem da pessoalidade coletiva, consolidando-se por meio do uso de dois procedimentos dialógicos: a Narrativa da História de Vida e o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Foram criados/encontrados os seguintes campos: fruição, devoção, ascese e infância feliz. O quadro geral permite concluir que os modos particulares pelos quais são forjadas as concepções imaginativas, articulam tentativas de atendimento a necessidades emocionais pessoais, conhecimento das doutrinas orientais e apropriação de idéias psicanalíticas socialmente circulantes.
 
The present study aimed at carrying out a psychoanalytical investigation of the collective imaginary of yoga teachers by identifying their imaginative conceptions of psychological equilibrium and by capturing the non-conscious psychological fields from which they emerge. This research study took place through a differentiated psychoanalytical framework called individualizad meetings to approach the social personation and was consolidated with the help of the following dialog mediators: accounts of life stories and the thematicstory-drawing procedure. The clinical material produced during these meetings was later analyzed psychoanalytically through the light of the field theory, which led to the identification of imaginative conceptions which articulate in the following nonconscious fields: the field of a happy childhood, the field of fruition, the field of asceticism, and the field of devotion, indicating the particular manners in which the people whom we talked with, forge their conceptions of psychological equilibrium during their training as yoga teachers in the light of their own personal needs and the Eastern doctrines to which they had access.
 
Palavras-chave
Imaginário coletivo
Procedimento de desenhos-estórias com tema
Professores de ioga
Saúde mental
Psicanálise
Collective imaginary
Thematic story-drawing procedure
Yoga teachers
Mental health
Psychoanalysis
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Teses

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião