Navegação Dissertações por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 81-100 de 319
-
Criatividade e resiliência na vida de Nise da Silveira
Oliveira, Maria Antonia de (PUC-Campinas, 2012-02-23)Criatividade é um tema que tem se mostrado, historicamente, complexo e amplo. No presente trabalho, esse construto será estudado na sua relação com a resiliência, dada a importância de ambos para o enfrentamento dos desafios ... -
Criatividade e resiliência: relações entre construtos?
Gomes, Luísa Bastos (PUC-Campinas, 2018-02-15)Considerando a criatividade e a resiliência como importantes características pessoais relatadas na literatura científica, especialmente dentro do movimento da Psicologia Positiva, essa pesquisa tem como objetivo realizar ... -
Criatividade e suas relações com inteligência em crianças com e sem dislexia
Alves, Rauni Jandé Roama (PUC-Campinas, 2013-12-13)A dislexia é um transtorno decorrente de disfunções neuropsicológicas e acarreta principalmente dificuldades no aprendizado da leitura. Estudos internacionais especulam que esse quadro não somente envolveria habilidades ... -
Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação
Nakano, Tatiana de Cássia (PUC-Campinas, 2003-06-27)A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo ... -
Criatividade na obra de D. W. Winnicott
Ciccone, Soraia Dias (PUC-Campinas, 2013-02-19)A criatividade surge na obra de Winnicott como fundamento da existência saudável, diferindo das teorias psicanalíticas clássicas sobre a criatividade referidas à teoria da sublimação. Desta forma, abre caminho para uma ... -
Criatividade, bem-estar subjetivo e estado mental em idosos
Fernandes, Janaina Chnaider (PUC-Campinas, 2021-01-21)Visando colaborar com a quebra do estereótipo negativo ainda associado à velhice e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de políticas públicas que contribuam para o alcance da velhice bem-sucedida, o presente ... -
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
Bremberger, Maria Eufrásia de Faria (PUC-Campinas, 2009-02-27)Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ... -
Da entrada de serviço ao elevador social : racismo e sofrimento
Fernandes, Rafael Aiello (PUC-Campinas, 2013-12-04)O presente trabalho investiga os efeitos do racismo na experiência emocional de negros brasileiros, que conheceram relativa ascensão social. Justifica-se duplamente, tanto por visar trazer subsídios teóricos e práticos ... -
Dançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola
Rego, Renata Marques (PUC-Campinas, 2008-12-17)Esta pesquisa propôs-se a compreender os sentidos atribuídos à experiência de dançar por adolescentes praticantes da dança de rua em um contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de ... -
(Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil
Martins, Letícia Gonzales (PUC Campinas, 2022-02-26)Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se ... -
Descobrindo o brincar de crianças excepcionais: um enfoque psicanalítico
Galhardi, Shirley Rosana Ribeiro de Barros (PUC-Campinas, 2001-02-09)Este estudo busca compreender, do ponto de vista psicanalítico, o que acontece com crianças nos momentos de brincadeira livre de uma classe de estimulação de uma escola especial, composta por seis alunos, com idade de dois ... -
Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)
Peixoto, Evandro Morais (PUC-Campinas, 2012-12-18)Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de ... -
Discurso oral e escrito de escolares do ensino fundamental
Servilha, Beatriz Brechesi (PUC-Campinas, 2005-10-20)Muitos pesquisadores têm investigado a maturidade lingüística no processo de comunicação e verificaram que a transição do código de linguagem informal para o formal ocorre no início da adolescência. Neste período a linguagem ... -
Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
Wechsler, Amanda (PUC-Campinas, 2008-02-12)Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos ... -
Do vínculo virtual ao conjugal: um estudo psicológico
Donnamaria, Carla Pontes (PUC-Campinas, 2008-12-03)A presente pesquisa tinha por objetivo estudar experiências emocionais de casais que transformaram vínculos virtuais em vínculos conjugais. Dentre os objetivos específicos, buscamos descrever as condições na vivência virtual ... -
Dor cortante: sofrimento emocional de pessoas que se autolesionam
Tostes, Guilherme Wykrota (PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa objetiva investigar psicanaliticamente a experiência vivida de pessoas que se autolesionam. Justifica-se na medida em que diz respeito ao sintoma que expressa sofrimento emocional que enseja preocupação entre ... -
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
Meireles, Jacqueline (PUC-Campinas, 2015-12-09)Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ... -
Educação infantil e violência doméstica: desafios para a atuação da psicologia
Camargo, Letícia Moreira Bueno de (PUC Campinas, 2021-12-09)O presente trabalho parte da necessidade de compreender a Violência Psicossocial na perspectiva de Ignácio Martín-Baró, configurada nas relações familiares. Além disso, partimos das contribuições de Vigotski para entender ... -
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia
Dias, Camila Santos (PUC-Campinas, 2008-02-13)O presente trabalho tem como cenário de pesquisa um campo crescente da área da educação, especialmente nas duas últimas décadas, o campo da educação não-formal, que tem ocupado grandes espaços na realidade brasileira. ... -
Efeito da mediação parental em comportamentos de risco na internet entre crianças e adolescentes: um estudo exploratório
Ramos, Rosana Fanucci Silva (PUC Campinas, 2022-01-25)O uso infantil de dispositivos móveis aumentou drasticamente em muitos países na década passada, tornando-se objeto de estudos que envolvem desde seu uso saudável e necessário até o uso excessivo e a exposição da criança ...