Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia
View/ Open
Alternative Title
Psychologist at school: evaluation of the project vôo da águia ( eagle s flight )Author
Advisor
Guzzo, Raquel Souza LoboDate
15/12/2005Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, a discutir um projeto de intervenção preventiva que tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento saudável dos alunos. O embasamento teórico da pesquisa está delineado com base em quatro eixos de discussão: o primeiro eixo considera alguns aspectos importantes sobre a formação e atuação do psicólogo escolar no Brasil; o segundo traz alguns fundamentos teóricos a respeito do conceito de saúde e prevenção, além de evidenciar o papel da escola na promoção da saúde; o terceiro faz uma breve explanação sobre a Abordagem Ecológica trazendo alguns conceitos básicos; e, por último, são apresentados a história e os objetivos do projeto Vôo da águia: prevenindo problemas sócio-emocionais e promovendo saúde , coordenado pela Profª. Drª Raquel Souza Lobo Guzzo. É importante considerar que esta proposta encontra-se inserida no projeto maior Do risco à Proteção: uma intervenção preventiva na comunidade . Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar uma proposta de intervenção preventiva em Psicologia no contexto educativo, denominado projeto Vôo da Águia , desenvolvida em uma creche municipal situada na região Leste da cidade de Campinas. O trabalho adota como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo, no caso, duas fontes de coletas de dados: os diários de campo da psicóloga e a entrevista semi-estruturada com os educadores da escola. Por meio da coleta destes dados, foi observada uma avaliação positiva deste projeto na visão dos educadores, considerando a importância de um trabalho interdisciplinar quando se busca o desenvolvimento saudável das crianças, além de considerarem importante o trabalho com os pais.
Considering that there have been many studies and much discussion about the School Psychologist s preventive intervention, this work proposes, not only to elucidate some questions about that professional s performance, but also to discuss a project of preventive intervention that has as its primordial goal the students healthy development promotion. The research s theoretical basis has been delineated based on four axes of discussion: the first consider some important aspects of the school psychologist s education and performance in Brazil; the second bring some theoretical bases in the concept of health and prevention, besides evidencing the school s role in health s promotion; the third explain briefly the Ecological Approach, bringing some of its basic concepts; in for end, the history and goals of Vôo da Águia: prevenindo problemas sócioemocionais e promovendo saúde Project, coordinated by Professor Doctor Raquel Souza Lobo Guzzo, will be presented. It is important to consider that this proposal is inserted in the major project Do risco à proteção: uma intervenção preventiva na comunidade . Thus, the present research has as general goal the evaluation of a proposal of preventive intervention in Psychology in the education context, named Vôo da Águia Project, developed in a municipal day care center located in East Campinas. The piece of work adopts as its methodology the qualitative research that contain two sources of collecting data: psychologist Field Daily and the semi-structured Interview with the school educators. Through data collection, a positive assessment of this project has been observed in the educators view that ponders the importance of an interdisciplinary work when the children s health development is searched and considers important the work with parents.
Keywords
Psicólogo escolarSaúde
Prevenção
Abordagem ecológica
School psychologist
Health
Prevention
Ecological approach