A criatividade nas organizações: das concepções às formas de avaliação
View/ Open
Alternative Title
The creativity in organizations: conceptions of the forms of assessmentAuthor
Advisor
Wechsler, Solange MugliaDate
19/02/2016Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
Nas empresas, a criatividade tem despertado grande interesse pela sua importância e expressão, pois sabe-se que para que uma empresa mantenha-se em um mercado altamente competitivo ela deve inovar e criar novas soluções a problemas dinâmicos e complexos. Nesse sentido, a criatividade tem papel fundamental, uma vez que caracteriza-se por um processo anterior à inovação. Este trabalho buscou comparar a avaliação da criatividade por testes com a Dinâmica de Grupo em processos seletivos nas organizações. Como objetivos específicos buscou-se evidências da validade por critério externo de convergência da BAICA com os Testes Pensando Criativamente com Palavras e Pensando Criativamente com Figuras de Torrance. Analisou-se também a viabilidade na redução do tempo de aplicação da BAICA. Participaram da pesquisa 54 sujeitos, sendo 2 Psicólogas avaliadoras do processo seletivo e 52 candidatos participantes de processos seletivos do estado do PR e SP. Os resultados indicaram que os testes de criatividade da BAICA correlacionam-se com os Testes Pensando Criativamente com Palavras e Figuras de Torrance em todas as dimensões, com exceção da dimensão elaboração, que no presente estudo não mostrou correlação. A viabilidade na redução no tempo de aplicação da BAICA mostrou-se eficaz, demonstrando que todas as dimensões correlacionaram-se positivamente na forma reduzida e no tempo total. Já em relação a avaliação da criatividade através da Dinâmica de Grupo, os dados encontrados demonstram que os critérios utilizados nas empresas são diferentes dos critérios avaliados nos testes formais de avaliação. Nas empresas, a avaliação relaciona-se a aspectos intrapessoais e subjetivos, sucitando discussões. Concluindo, este trabalho demonstra a importância de utilizar-se testes formais e medidas científicas para garantir a eficácia dos processos seletivos, buscando eximir o quanto for possível aspectos subjetivos na avaliação, evitando assim, uma avaliação baseada apenas na observação e contribuindo para um método de trabalho mais padronizado e científico.
In business, creativity has aroused great interest because of its importance and expression, since it is known that for a company to keep in a highly competitive market it must innovate and create new solutions to dynamic and complex problems. In this sense, creativity plays a key role, since it character by a previous innovation process. This study sought to compare the assessment of creativity by tests with group dynamics in selection processes in organizations. Specific objectives we sought evidence of validity for external criterion on the convergence of BAICA with tests Thinking Creatively with Words and Thinking Creatively with Pictures of Torrance. It also examined the feasibility in reducing the time of application of BAICA. The participants were 54 subjects, 2 Psychologists evaluators of the selection process and 52 candidates in the selection process of the PR and SP state. The results indicated that the creativity of tests BAICA correlate with the tests Thinking Creatively with Words and Pictures of Torrance in all dimensions, except for the scale development, which in this study showed no correlation. The viability in the reduction in the BAICA application time proved to be effective, demonstrating that all dimensions correlated positively in the reduced form and the total time. Regarding the assessment of creativity through group dynamics, our data demonstrate that the criteria used in business are different from those evaluated in formal assessment tests. In business, the assessment relates to intra-personal and subjective aspects, discussions. In conclusion, this study demonstrates the importance of using up formal tests and scientific measures to ensure the effectiveness of the selection process, seeking to escape as much as possible subjective aspects in the assessment, thus preventing a just assessment based on observation and contributing to a method of more standardized and scientific work.
Keywords
Processo seletivoAvaliação da criatividade
Criatividade nas organizações