As Aerotropolis e a reestruturação do território metropolitano: o caso do Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP)
Abrir arquivo
Título alternativo
Aerotropolis and the restructuring of the metropolitan territory: the case of the International Airport Viracopos-Campinas (VCP).Autor
Orientador
Santos Junior, Wilson Ribeiro dosData de publicação
22/02/2018Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se insere no debate sobre a requalificação urbana das áreas aeroportuárias, alocadas em regiões metropolitanas, as quais concentram dinâmicas relacionadas ao incremento das relações comerciais internacionais, da globalização dos meios de produção e da reprodução do capital junto ao mercado imobiliário. Trata-se de uma pesquisa onde o aeroporto se torna protagonista no bojo da ressignificação de uma área metropolitana, na perspectiva de integração da cidade e da região junto aos mercados globais de produção e consumo. O objetivo principal da tese é analisar como o território, abrangido pelas novas atividades econômicas e industriais, se transforma em uma cidade aeroportuária e ganha impulso regional podendo se constituir numa Aerotropolis. Parte-se do pressuposto de que as instalações do Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP), podem sim, ser transformadas em uma cidade aeroportuária e moldar a região circunvizinha em uma Aerotropolis; porém, esta não atenderá o interesse público na requalificação urbana da região, marcada historicamente pela desigualdade e segregação socioespacial, senão mantiver e incorporar a população residente na construção da Aerotropolis. A tese apoiouse nos estudos realizados sobre dois aeroportos internacionais com forte presença no transporte aéreo de cargas em seus países (Holanda e Estados Unidos), para compreender a relação cidade-região-produção-redes-território na qual se baseia o arranjo territorial chamado de Aerotropolis.
This research inserts itself on the debate about urban renewal of airport areas located in metropolitan areas, as those that concentrate the dynamics related to the increase of international commercial relations, the globalization of the means of production and the reproduction of capital in the real estate market. It is a research where the airport becomes protagonist in the discussion of the re-signification of an area within a perspective of integration of the city and the region on the global markets of production and consumption. The main objective of the thesis is to analyze how the territory, covered by the new economic and industrial activities, turns into an airport-city and gains regional momentum, being able to constitute an Aerotropolis. It is assumed that the facilities of the International Airport of Viracopos-Campinas (VCP), can, possibly, be transformed into an airport-city and shape the surrounding region on an Aerotropolis; however, it will not serve the public interest in the urban requalification of the region, historically marked by inequality and socio-spatial segregation if it does not maintain and incorporate the resident population in the construction of Aerotropolis. This thesis is based on studies carried out on two international airports with a strong presence in airfreight transport in their countries (Netherlands and United States) to understand the city-region-production-networks-territory relationship on which the Aerotropolis territorial arrangement is based.
Palavras-chave
Aeroporto Internacional de Viracopos-CampinasAerotropolis
Cidade Aeroportuária
Desenvolvimento Urbano e Regional
Requalificação Urbana.
Aerotropolis
Airport City
International Airport of Viracopos-Campinas
Urban and Regional Development
Urban requalification.