Patrimônio ferroviário da cia. paulista: os casos de louveira, vinhedo e Valinhos
View/ Open
Author
Advisor
Schicchi, Maria Cristina da SilvaDate
26/06/2017Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa propõe-se a estudar a implantação da antiga Cia. Paulista de Estradas de Ferro e a importância da linha na formação e configuração das cidades médias e pequenas paulistas, especificamente as cidades de Vinhedo, Valinhos e Louveira, do trecho da linha entre Campinas e Jundiaí. A partir da análise dos patrimônios ferroviários remanescentes ao longo da linha e sua relação com dos tecidos urbanos formados, pretende-se refletir sobre critérios de seleção e preservação dos bens. Para entender as dinâmicas e os fenômenos que atuam no território estudado, desenvolvem-se dois grupos de análise territorial que abrangem os três municípios: o primeiro grupo apresenta as expansões físicas urbanas em manchas, datadas por períodos de 20 em 20 anos; o segundo apresenta os usos do solo do entorno da ferrovia da Cia. Paulista. As análises têm o intuito de entrecruzar as mudanças ocorridas no território e o legado ferroviário remanescente neste conjunto de cidades, onde a ferrovia e suas estações formavam o conjunto responsável pela primeira urbanização destes núcleos. Como resultado desse processo obtém-se a conformação de uma paisagem característica, conformada pelo eixo ferroviário. Para a recognição destes remanescentes, a análise de novos conceitos de proteção, como a paisagem cultural e o itinerário cultural, ambos chancelados pela UNESCO, possibilitou constatar o quanto as políticas de preservação, conservação e promoção do patrimônio cultural nas esferas municipais ainda são frágeis e despreparadas para enfrentar a preservação de conjuntos mais complexos.
The research proposes to study the implantation of the Paulista Railway Company and the importance of the line in the formation and configuration of medium and small cities of São Paulo, specifically the cities of Vinhedo, Valinhos and Louveira, along the line between Campinas and Jundiaí. From the analysis of the remaining railway assets along the line and its relation with the formed urban tissues, it is intended to reflect on the selection and preservation criteria of the cultural heritage. To understand the dynamics that operate in the studied territory, two groups of territorial analysis are developed that cover the three municipalities: the first group presents the urban physical expansions in spots, dated for periods of 20 in 20 years; The second presents the land uses of the Cia. Paulista railway. The analyzes are intended to interweave changes in the territory and the remaining rail heritage in this set of cities, where the railway and its stations formed the whole responsible for the first urbanization of these cities. As a result of this process is obtained the conformation of a characteristic landscape, conformed by the railway axis. For the recognition of these remnants, the analysis of new concepts of protection, such as the cultural landscape and the cultural itinerary, both published by UNESCO, made it possible to note how the preservation, conservation and promotion policies of cultural heritage in the municipal spheres are still fragile and Unprepared to face the preservation of more complex sets.
Keywords
Patrimônio FerroviárioGestão Municipal
Práticas de preservação
Paisagem cultural
Itinerário Cultural
Rail Patrimony
Municipal Management
Preservation practices
Cultural landscape
Cultural itinerary