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dc.contributor.advisorCalderón, Adolfo Ignácio
dc.contributor.authorGonçalves, Armando
dc.date.accessioned2022-02-21T21:18:13Z
dc.date.available2022-02-21T21:18:13Z
dc.date.issued2017-10-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16374
dc.description.abstractRankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias internacionais, regionais e nacionais são fenômenos presentes na educação superior desde o século XX e que vêm se expandindo neste século XXI, com a presença dos rankings globais da Universidade de Shangai e do jornal britânico The Times. O Brasil participa intensamente desta tendência, tanto acompanhando o desempenho de suas instituições de ensino superior (IES) nos rankings globais quanto produzindo seus rankings nacionais públicos, a partir dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e privados, como os do Guia do Estudante (GE) e do Ranking Universitário Folha (RUF). No entanto, o país teve anteriormente um ranking acadêmico pioneiro em âmbito nacional de IES, que foi publicado por 19 anos consecutivos, em uma revista mensal de elevada tiragem da Editora Abril: o ranking Melhores Faculdade do Brasil (RMFB) de Playboy. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a trajetória do ranking acadêmico privado RMFB da Editora Abril na revista Playboy, desde sua concepção até seu encerramento, entre os anos de 1981 a 2000. Diante da ainda reduzida literatura específica no Brasil, esta pesquisa foi contextualizada em um estado da questão a respeito dos rankings acadêmicos e de suas implicações para as IES em todo o mundo, à luz da literatura científica internacional, que subsidiou o entendimento do papel dos rankings acadêmicos para os sistemas de educação superior, estudou a trajetória do RMFB publicado pela revista Playboy brasileira, identificou os principais momentos de sua trajetória pública, desde sua concepção em 1981 até seu encerramento no ano 2000, verificou aspectos da educação superior brasileira presentes nas reportagens associadas ao RMFB, observou o pioneirismo deste ranking acadêmico nacional no Brasil e no mundo e, finalmente, levantou os aspectos metodológicos e analisou seus principais resultados publicados ao longo da trajetória do RMFB. Trata-se de uma pesquisa fundamentalmente qualitativa e que realizou uma triangulação metodológica entre análises bibliográficas, documentais e também por meio de entrevistas semiestruturadas, articuladas de forma a produzir uma maior completude analítica do fenômeno estudado para atingir os objetivos da pesquisa. Como conclusões desse trabalho observou-se os rankings acadêmicos expandindo-se em quantidade e relevância desde a década de 1980 até nossos dias e por todo o mundo, o Brasil como tendo o primeiro ranking acadêmico nacional por meio do RMFB da Playboy enquanto a literatura científica ainda atribui esse fato ao ranking America’s Best Colleges (RABC) da revista U.S. News, a equipe da revista com amplo diálogo junto aos principais atores da educação superior brasileira, e as tabelas classificatórias publicadas por esse ranking demonstrando uma dominância da Universidade de São Paulo (USP) nos primeiros lugares dos cursos pesquisados na maior parte das 19 edições do RMFB.
dc.description.abstractAcademic rankings, indexes, and international, regional and national classifications are phenomena present in higher education since the 20th century and have been expanding in the 21st century with the presence of the global rankings of Shanghai University and the British newspaper The Times. Brazil participates intensively in this trend, both following the performance of its higher education institutions (IES) in the global rankings and producing its national public rankings, from the indicators of the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), and private, as those of the Student Guide (GE) and the University University Ranking (RUF). However, the country has previously had a pioneering academic ranking at the national level of IES, which was published for 19 consecutive years, in a monthly magazine of high circulation of Editora Abril: the ranking Best Faculty of Brazil (RMFB) of Playboy. This research aimed to investigate the trajectory of the RMFB private academic ranking of Editora Abril in the Playboy magazine, from conception to its closure, between the years of 1981 and 2000. In view of the still reduced specific literature in Brazil, this research was contextualized in a state of the art regarding academic rankings and their implications for HEIs around the world, in the light of international scientific literature, which subsidized the understanding of the role of academic rankings for higher education systems, studied the trajectory of the published RMFB by the Brazilian Playboy magazine, identified the main moments of its public trajectory, from its conception in 1981 until its closure in the year 2000, verified aspects of Brazilian higher education present in the reports associated with the RMFB, observed the pioneering of this national academic ranking in Brazil and in the world, and finally raised the methodological aspects and analyzed its main published results along the RMFB trajectory. It is a fundamentally qualitative research that has carried out a methodological triangulation between bibliographical and documentary analyzes and also through semistructured interviews, articulated in order to produce a greater analytical completeness of the phenomenon studied to reach the research objectives. As conclusions of this work we have observed academic rankings expanding in quantity and relevance since the 1980s to our days and all over the world, Brazil as having the first national academic ranking through the Playboy RMFB while the scientific literature still attributes this fact to the US News magazine's America's Best Colleges (RABC) ranking, the journal's team with extensive dialogue with the main actors of Brazilian higher education, and the ranking tables published by this ranking demonstrating a dominance of the University of São Paulo ( USP) in the first places of the courses surveyed in most of the 19 editions of the RMFB.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectRankings acadêmicos
dc.subjectRankings universitários
dc.subjectAvaliação da educação superior
dc.subjectEnsino superior brasileiro
dc.subjectEditora Abril do Brasil
dc.subjectAcademic rankings
dc.subjectUniversity rankings
dc.subjectEvaluation of higher education
dc.subjectBrazilian higher education
dc.subjectAbril Brazilian publishing company
dc.titleO ranking da revista Playboy “melhores faculdades do Brasil” na educação superior brasileira (1981-2000)
dc.title.alternativeThe ranking of Playboy magazine "Best Faculties of Brazil" in Brazilian higher education (1981-2000)
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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